Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleStand Up Paddle nos Jogos Olímpicos de Paris?

Stand Up Paddle nos Jogos Olímpicos de Paris?

Federação Francesa de Surf anuncia possível inclusão do SUP nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Parece que o Stand Up Paddle está um passo mais perto dos Jogos Olímpicos. Em uma entrevista ao vivo do Facebook, o Diretor Técnico da Fédération Française de Surf (FFS), Serge Lougarot, anunciou que o stand-up paddle (SUP) pode ser incluído no Paris 2024 após discussões em andamento entre ISA presidente Fernando Aguerre com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

No início desta semana, um artigo do jornal esportivo francês L’Equipe revelou que o ISA estava fazendo progressos consideráveis.

A decisão, que ainda não foi oficializada, poderá ser anunciada ainda este ano.“Temos que ser cuidadosos e razoáveis”, disse Serge Lougarot, “não podemos confirmar nada agora, é um projeto que estamos esperando e trabalhando, mas nada está decidido ainda. Ainda não podemos cantar vitória, mas o certo é que precisamos nos preparar para a possibilidade de inclusão do Stand Up Paddle como modalidade olímpica. Se isso acontecer, isso pode significar uma mudança muito rápida para todos os envolvidos. Na França, isso significaria muito provavelmente a designação de um centro de treinamento olímpico, um técnico nacional, um preparador físico, um novo status profissional para os atletas com muito mais responsabilidades e subvenções financeiras do governo. No momento, temos um centro de treinamento em Biarritz para nossos surfistas, mas, novamente, nada está definido ainda. ”

“Quanto ao local do evento, estamos discutindo várias possibilidades, mas o rio Sena em Paris seria um local fantástico para a corrida de longa distância. Gostaríamos muito de um evento de massa, com o atleta olímpico na frente e centenas, talvez até mais de 1000 remadores amadores atrás ”. Se fosse esse o caso, seria um formato muito semelhante ao da prova Nautic Paddle, uma prova de Stand Up Paddle de 11 anos com a maior audiência do mundo que acontece precisamente em Paris todos os anos no primeiro fim de semana de dezembro.

Serge Lougarot também enviou uma mensagem ao Comitê Organizador francês, “eles deveriam realmente considerar a inclusão do Stand Up Paddle no Paris 2024, pela simples razão de que temos alguns atletas incríveis que poderiam trazer para casa muitas medalhas!”.

Em resposta a uma última pergunta do entrevistador sobre o possível tamanho da delegação do SUP, Serge Lougarot disse que a sugestão de 10 remadores masculinos e 10 remadoras femininos foi apresentada.

No mês passado, o Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) decidiu que tanto a Associação Internacional de Surf quanto a Federação Internacional de Canoagem poderiam organizar eventos de Stand Up Paddle, mas que a partir de agora a ISA estaria na Federação Internacional para sediar o esporte em nível olímpico.

Já há duas semanas, Fernando Aguerre tinha admitido em entrevista à Federação Portuguesa de Surf, que tinha tido uma discussão com o COI sobre a presença do SUP nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 logo após a decisão do CAS.

Nautic Paddle Paris 2019

“Assim que a decisão do CAS foi tomada, não perdemos tempo em ter uma primeira discussão com o COI e a equipe de Paris sobre a inclusão do Stand Up Paddle em Paris em 2024”, disse ele.

“Essa ainda é uma discussão em andamento, mas nem preciso dizer que, assim como no surfe, continuaremos remando forte. Nosso plano é continuar promovendo de forma proativa a inclusão do Stand Up Paddle no programa olímpico, mas também no todos os outros grandes jogos multiesportivos sob o patrocínio do COI ”, disse ele.

“O SUP já está confirmado na programação dos próximos Jogos Pan-americanos de 2023 e dos Jogos Asiáticos de Praia em 2021. ”

Agora vamos aguardar as próximas notícias e torcer que esta decisão seja aceita pelo comitê olímpico, pois com certeza isso vai levar o SUP e seus envolvidos a outro patamar.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa