Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCanoa HavaianaRemando pelo Brasil – Itacimirim entra na rota da Canoa Havaiana

Remando pelo Brasil – Itacimirim entra na rota da Canoa Havaiana

A Bahia vem cada a dia se consolidando como um grande polo da canoa havaiana no Brasil. Este final de semana nosso parceiro Frank Faro realizou mais uma belíssima cerimônia de batismo na praia de Itacimirim, Litoral Norte da Bahia. O WHANAU Clube Canoe inaugurou sua primeira canoa, e batemos um papo com o responsável do clube o Paulo Roberto, confira:

Daniel Araújo recebendo a benção do Kahuna Frank Faro

Como foi a ideia de abrir o clube em Itacimirim?

Com a pandemia e o lockdown em 2020, deixamos nossa residência em Salvador e viemos buscar uma vida com mais liberdade, tranquilidade e contato com a natureza e Itacimirim se tornou o lugar perfeito para isso, por se perto da capital Salvador e contar com uma natureza exuberante.

Desde então começamos a nos integrar nos movimentos e esporte locais, porém sentíamos a falta da opção da canoa havaiana aqui, foi assim que surgiu a ideia do @whanaucanoeclub e a escolha do no nome traz muita conexão com esse nosso novo ciclo de vida, onde aqui encontramos um grupo de pessoas que estão unidas para compartilhar um propósito ou interesse comum, como uma família.

Cerimonia de batismo

QUAL LOCAL DO CLUBE?

Situada na localidade de Itacimirim, na linda praia da espera, município de Camaçari, litoral norte da Bahia, distando 55 km de Salvador e 5 km de Praia do Forte.

QUAL SERVIÇOS O CLUBE OFERECE?

Passeios, aulas, treinos, aluguéis privativos e experiências de contemplação da natureza (por do sol e nascer da lua cheia).

 QUAIS DIAS DE ATENDIMENTO E HORÁRIOS DE AULA?

Estamos formando as primeiras turmas e nossa agenda está estruturada com aulas de segunda a sábado, e domingo exclusivamente para passeios.

QUEM É RESPONSÁVEL PELO CLUBE ?

Paulo Roberto Cavalcante de Oliveira (IG @paulo.rcoliveira), biólogo, ex-atleta de corrida de aventura, surfista, ciclista e remador. Apaixonado por esporte e natureza.

QUANTAS EMBARCAÇÕES O CLUBE POSSUI?

A nossa primeira Canoa OC6 acabou de chegar e a segunda está em fabricação.

 TRABALHA COM ROTEIROS DE TURISMO?

Sim, porém ainda estruturando os roteiros, mas nosso foco é desenvolver a atividade valorizando os atrativos locais e respeitando as fragilidades ambientais da região como os recifes de corais e os locais de desova de ovos de tartaruga. Itacimirim possui duas praias lindas que são a Praia da Espera e a Praia do Surf e também o rio Pojuca e sua foz. 

QUAL SÃO OS EQUIPAMENTOS E COMO É TRATADO A QUESTÃO SEGURANÇA DO CLUBE?

Nossos itens de segurança são cabo de segurança, balde e bailer para esgotamento de água, fitas e cordas de amarração de boa qualidade, sinalização noturna para remo a noite, corda de resgate, coletes flutuadores contendo apitos e faixa luminosa noturna em tamanhos e pesos diferentes.

Paulo Roberto e sua Esposa Noelinda Ribeiro com o Kahuna Frank Faro durante a cerimonia de batismo

QUAL O DIFERENCIAL DO CLUBE EM RELAÇÃO AOS OUTROS NA REGIÃO?

Nosso clube chega com a proposta de disseminar a cultura dos povos Maori e a prática desse esporte no local, por ser o primeiro de Itacimirim e também para integrar esporte, lazer e cultura possibilitando o acesso a essa prática além dos turistas e moradores de Itacimirim, mas para a comunidade local de baixa renda que reside no entorno.

Um dos nossos objetivos é acessibilidade e integração com movimentos locais que ocorrem em prol da preservação do meio ambiente e valorização da cultura, como o Coletivo Preserve Itacimirim @coletivo_preserve_itacimirim, Projeto de Coleta Seletiva @opa.jane, Centro Cultural Berimbau Arte Brasil no distrito de Barra de Pojuca @centroculturalberimbauart.

QUAL VALOR DA AULA ?

Para alunos matriculados no clube nos planos mensais contam com aula custando a partir de R$25/hora. Nas primeiras turmas de abril e março os integrantes do clube ganharão bônus de aulas gratuitas.

QUAL ENDEREÇO DO SITE, INSTAGRAM E FACEBOOK DO CLUBE?

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa