Domingo, Abril 28, 2024
InícioStand Up PaddleRemos - Tamanhos de Pás e suas aplicações

Remos – Tamanhos de Pás e suas aplicações

Remos – Tamanhos de Pás e suas aplicações – muitos remos para stand-up no mercado e muitas informações conflitantes sobre como escolher o remo de SUP perfeito. Nesta matéria colocamos algumas das opões para você e criamos um processo simples passo a passo para você fazer a escolha certa.

Para começar você precisa saber qual a modalidade de SUP que irá praticar, e isso faz uma grande diferença na hora de escolher o remo correto.


MODALIDADES PADDLE BOARDING

Se você gosta de competir ou remar em distâncias mais longas, precisará de um remo leve com a quantidade certa de potência para seu biotipo e técnica de remada. Neste caso sua procura é por um remo de Race. A potência é determinada pelo tamanho da pá (lâmina).

remo sup
Quickblade

Para surfar, você vai escolher um remo que seja forte o suficiente para o ambiente dinâmico do oceano, pois existem o fator das ondas e as vezes só o fato de atravessara a arrebentação pode se tornar uma grande dificuldade se tiver com o remo errado. Os remos específicos para surfe devem ter uma pá (lâmina) arredondada para proteger sua prancha e você não ter tanta área de atrito durante as curvas e manobras.

TAMANHO DA LÂMINA DA PÁ

Quickblade

Em seguida, precisamos olhar para a escolha de um tamanho de pá (lâmina) de remo que atenda às suas necessidades. Dentro da nossa pesquisa pensamos em combinar o tamanho da pá (lâmina) usando sua estrutura física e a velocidade da prancha. Pás (Lâminas) maiores (91 pol² – 100 pol²) são mais adequadas para remadores maiores e bem condicionados. Os remadores novatos também tendem a gostar de uma pá (lâmina) grande por causa da estabilidade que ela oferece. Lâminas menores (79 pol² – 87 pol²) são uma boa escolha para remadores menores, aqueles que preferem uma cadência rápida ou remadores que desejam ter menos atrito na região dos ombros, e  não sofreram de dores nas articulações ou lesões por uso excessivo. Embora a grande maioria dos remos por aí se enquadre na categoria grande, há uma tendência de pá (lâminas) menores, que são mais fáceis para o corpo no longo prazo, e hoje estão sendo utilizadas pela maioria dos remadores de ponta.

Também existem designs de remo específicos para mulheres e crianças. Eles tendem a ter pás (lâminas) menores e Shaft mais finos para combinar com o tamanho das mãos.

COMPRIMENTO DO REMO

Quickblade

“Como faço para dimensionar minha pá?” é uma pergunta que fazemos regularmente. Como regra geral, escolha uma medida de 5 cm acima da sua altura. Isso vai ser ótimo para a grande maioria dos remadores. Muitas vezes os surfistas e remadores em corredeiras escolherão um comprimento mais curto, na altura da cabeça. Isso faz sentido devido à posição agachada que esses remadores usam. Aconselhamos os remadores a não remar com uma pá muito comprida, pois pode gerar uma grande tensão na articulação do ombro. Se você não tiver certeza, reme com um remo ajustável até encontrar o comprimento adequado.

Vale a pena ressaltar que hoje um grande número de remadores da elite do SUP Race, estão usando remos na altura do máximo da cabeça.

MATERIAIS DE PÁ (Lamina)

A última etapa na escolha de um remo de SUP é entender os materiais e a tecnologia no que se refere às suas necessidades de desempenho.

Os materiais sobre os quais você mais ouvirá falar são carbono e fibra de vidro, muitas vezes esses materiais serão combinados para dar o melhor dos dois mundos. O carbono oferece a melhor relação resistência / peso, mas lembre-se de que o valor é mais alto devido a qualidade e redução de peso. A fibra de vidro equilibra peso e custo. Este material também fornece um pouco de flexibilidade que é mais fácil para o corpo e fornece durabilidade um pouco mais reduzida.

Quickblade

Você também tem opções quando se trata de materiais de pá  (lâmina). As lâminas de Full Carbon permitem uma forma mais complexa em uma pá (lâmina) rígida, leve e forte. A flutuabilidade que o núcleo de espuma proporciona uma sensação suave e fácil liberação da água. Em seguida, prensamos lâminas de carbono e fibra de vidro. Eles usam um material tecido prensado com uma resina epóxi ou um material de fibra longa prensada com resina de polipropileno. A vantagem desses tipos de lâminas é a relação resistência / peso. Por último, você encontrará pás (lâminas) moldadas por injeção com fibra de vidro ou carbono de fibra curta. Essas pás (lâminas) fornecem um bom valor em uma pá (lâmina) durável.

Resumindo se você está querendo um remo para a categoria Race competição,  a melhor opção é um remo Full Carbon, devido a sua durabilidade e performance, mas se sua pegada é remar apenas de final de semana e ter o SUP como um esporte outdoor para aliviar a tensão do dia a dia, com certeza você vai achar no mercado boas opções com melhor custo benefício.

O resultado final é escolher um Remo de SUP que se adapte melhor ao seu tipo de remada esse biotipo. Escolha um tamanho de pá (lâmina) que corresponda às suas necessidades de potência, determine se deseja um comprimento fixo ou ajustável e escolha os materiais que melhor atendem às suas necessidades e também que caibam no seu bolso. Quando você leva esses fatores em consideração, você certamente terá o melhor equipamento.

MAHALO!

Faça parte da nossa comunidade no Instagram!!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa