Domingo, Abril 28, 2024
InícioStand Up PaddleO Rio Grande é do SUP!

O Rio Grande é do SUP!

Em um momento de tentativa nacional de reorganização e desenvolvimento do Stand Up Paddle, eis que surge no pampa gaúcho,  o movimento Rio Grande do Sup (SUP + CANOA) formado por remadores de Porto Alegre, Ijuí, Lajeado e Caxias (se expandindo pelo estado).

Alexandre Maia executivo de esportes e rermador

O Rio Grande do Sup é um movimento gaúcho pela união,  organização e desenvolvimento do Sup e da Canoa Havaiana,  além de  representar o movimento nacional  #unidospelosup .

Um pouco da história organizacional do esporte no RS….

No RS tivemos um dos primeiros eventos de SUP do Brasil, foi em 2008 com apenas 11 inscritos, ali se deu o primeiro campeonato estadual. Nesta época, o local hero, André Torelly, remador criado no Rio Guaíba em Porto Alegre, competia Brasil à fora e se tornava campeão Brasileiro Unlimmit representando nosso estado muito bem. Logo em seguida, tivemos a fundação de uma federação que  não chegou a ser registrada, e tivemos também o primeiro Brasileiro de SUP RACE da história, realizado em Osório, ainda pela antiga ABSUP. Um pouco depois, já para fundar a CBSUP, foi criada e regularizada a FGSUP, responsável por alguns anos de circuito gaúcho. Neste meio tempo também tivemos a AGSUP, na época coordenada pelo Arthur ( Art In Surf) entidade que também não chegou a ser  registrada,  responsável por projetos no litoral e remadas importantes. Neste meio tempo,  tivemos um campeão Brasileiro de SUP WAVE, o waterman  Luis Saraiva e também etapas do Brasileiro de Sup Race por aqui, onde recebemos grandes atletas, dentre eles os irmãos VAZ e o top mundial Vinicius Martins, entre outros tops.

André Torelly um dos pioneiros da modalidade

Nesta época, nosso circuito estadual  tinha cerca de 200 atletas por etapa, foram realizadas os dois únicos estaduais de SUP WAVE, e logo em seguida, o esporte foi entrando lentamente em ritmo de queda, acompanhando o cenário nacional.  Ao mesmo tempo que víamos menos gente na água, acompanhamos a queda drástica no número de inscritos nas competições, poucas iniciativas para passeios e consequente falta de atratividade no mercado de equipamentos e serviços ligados ao esporte. O modelo organizacional da época começou a ser muito questionado. Nosso último ano de circuito foi em 2019 antes da pandemia, onde tivemos três etapas, porém, apesar de eventos com qualidade, poucos inscritos.  Com a pandemia, os esportes individuais ganharam nova força , sendo que o SUP cresceu muito novamente. Já a Canoa, que já vinha crescendo, ganhou ainda mais adeptos. Com este crescimento, veio a necessidade novamente de “organização” e renovação nos formatos e viabilização de outros tipos de união, como é o RIO GRANDE DO SUP, onde remadores se uniram baseados em premissas e valores.

Leandro Raí

Segundo Leandro Raí (Travessia Mar de Dentro), e um dos “idealizadores” do movimento Rio Grande do Sup, “ chegamos em um momento que não tinha quase ninguém mais na água, pouca gente remando e muita desunião. Precisamos aproveitar este momento que estamos novamente em alta, e fomentar novos adeptos, criar novos dirigentes e projetos de desenvolvimento do esporte. O SUP e a Canoa, tem valores muito maiores que simplesmente a competição, eles são instrumentos de inserção social, de conscientização ambiental, de desenvolvimento do turismo e de geração de empregos e renda. O Movimento Rio Grande do Sup representa isso, nós queremos mostrar todas as facetas do SUP e da Canoa, queremos organizar formas simples e seguras das pessoas entrarem na água, nosso estado tem água no próprio nome, nossa capital tem “Porto” também no nome, é uma relação incrível com a água que vamos resgatar trazendo as pessoas para perto e alinhados em premissas e valores”.  Finaliza Raí.

Pôr do Sol no Guaíba

Depois de ser convidados pela atleta profissional Aline ABAD para representar no RS o movimento nacional #unidospelosup,  os primeiros passos do Grupo, além de criar um grupo no whatsApp e outro no facebook que já tem mais de 1.100 pessoas, é juntar remadores de todas as regiões do estado e naturalmente, sem virar federação, nem nada, de maneira orgânica, criar mecanismos de união e desenvolvimento do esporte.

As primeiras premissas do trabalho são:

1) PRIORIDADE: Desenvolvimento e acesso fácil ao esporte para atrair novos adeptos ao SUP e a CANOA;

2) Mostrar todas as facetas do SUP, como o Race, Surf, Yoga, Ações Ambientais, Fish, Pilates, Escola, River, Prancha de Garrafa PET, Travessias, Turismo entre outros);

3) Apresentar a Canoa Havaiana, difundir sua cultura e agregar outros esportes de remo;

4) Definir diretrizes de desenvolvimento para o esporte no RS, como competições, encontros, passeios, feiras, entre outros;

5) projetos sociais com crianças;

6) fortalecer e representar o movimento nacional #unidospelosup no RS;

7) Dar oportunidade para novas pessoas no esporte, em especial a formação de novos dirigentes e remadores;

8) unir as tribos do Rio Grande através de princípios e valores;

9) ações voltadas ao meio ambiente;

10) melhorar o ambiente de negócios.

Ações importantes como limpeza de praia, além de ser ecologicamente correto ajuda muito a divulgar nosso esporte

O movimento Rio Grande do Sup está com as suas portas abertas a todos remadores que queiram contribuir nas suas regiões.  Já se juntaram a nós:

– Adriana Peppel (Porto Alegre);

– Alexandre Biehl (Ijuí);

– Chico (Porto Alegre);

– Rogério Durks (Ijuí);

– Fabrício Galant (Porto Alegre);

– Luciano Formiga (Porto Alegre);

– Paulo Henrique (Porto Alegre);

– Ricardo de Quadros (Caxias);

– Dani Berga (Lajeado);

– Alexandre Maia (Porto Alegre);

– ieandro Raí (Porto Alegre – Itapuã);

– Sandro “Sensei” (Porto Alegre);

– Ieandro (Laweah Surfboards)

– Renato Caldasso (Porto Alegre).

Bora remar então galera, porque remar em grupo é muito melhor!!

Por: Alexandre Maia

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Então é só chamar!!
    Sinto falta de grupo..eu mesmo já pedi para me chamarem pq não sei a agenda de vocês .Pra ti Leandro para Adriana…enfim se a idéia a juntar mais gente…Pois sinto falta de passeios com grupo e segurança.No passado eram muitos..inclusive ali na foto da limpeza do Guaiba eu estava.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa