Domingo, Abril 28, 2024
InícioStand Up PaddlePorque praticar Stand up Paddle?

Porque praticar Stand up Paddle?

Mesmo se você for um entusiasta de esportes aquáticos, o stand up paddle (SUP) é uma aventura e um desafio totalmente novo. Separamos alguns pontos para que você entenda como o SUP pode lhe ajudar na sua preparação física, saúde mental aliviando o stress do dia a dia.

Se você mora perto da costa, surfar de SUP pode ser uma experiencia bem legal, pois com o equipamento certo, você pode sentir a sensação de deslizar em uma onda sem mesmo ser um surfista experiente. Se você estiver perto de um lago, pode ser um fã de caiaque ou canoagem em águas mais planas. Mas você já experimentou o stand up paddle? Caso contrário, deve ser o próximo esporte aquático que você experimentará! Ele tem algumas diferenças perceptíveis em relação a outros esportes aquáticos, e você pode se surpreender com os muitos benefícios para a saúde que pode obter praticando um pouco de SUP. Separamos alguns pontos para que você entenda como o SUP pode lhe ajudar na sua preparação física, saúde mental aliviando o stress do dia a dia.

1. É um ótimo treino

Se você está procurando uma nova forma de preparação física para experimentar neste verão, o SUP pode ser o seu novo aliado. Pode parecer tranquilo e descontraído, mas na realidade é um exercício para o corpo inteiro.

Treino o corpo todo

Remar pode parecer uma coisa fácil de fazer. Mas a verdade é que você estará trabalhando uma variedade de músculos da parte superior e da parte inferior do. Os quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas trabalham juntos para ajudá-lo a permanecer na prancha. Eles estarão constantemente se flexionando conforme a prancha se move com o fluxo da água.

Você usará os braços e os ombros para se impulsionar na água. A força da água contra o remo fornece uma grande resistência para você empurrar, então é provável que todo o seu corpo esteja rígido no dia seguinte após uma boa remada.

Baixa chance de lesão

Além de queimar calorias e trabalhar muitos músculos, há uma chance relativamente pequena de lesões. Além de tudo a prática de SUP hoje é ótimo para distanciamento social! A única coisa com a qual você precisa ter cuidado extra é com a exposição ao sol. É uma boa ideia levar seu protetor solar em uma pequena bolsa à prova d’água, para que você possa reaplicá-lo em qualquer lugar! Neste caso nos redação lhe indicamos o protetor da SUNTECH, que além de vegano, e ter o sistema Gripsystem que não deixa o remo escorregar, proporciona 5 horas de proteção em exposição ao sol.

2. Pode ser feito sozinho ou com amigos

O stand up paddle boarding é a aventura perfeita para uma pessoa, ou pode ser uma saída divertida para um grupo.

Praticando Sozinho

Se você está procurando fugir da agitação do trabalho e das quatro paredes de casa, dar um passeio rápido por um belo cenário natural pode ser exatamente o que você precisa para rejuvenescer. Graças ao baixo impacto e ao baixo nível de lesões do stand up paddle, também é bastante seguro fazer sozinho. Embora recomendemos remar com um colete salva-vidas para o caso, e sempre se certifique de avisar alguém quando estiver saindo e para onde está indo.

Pode ser uma ótima maneira de passar algum tempo sozinho, longe de tudo e de todos. Leve um chapéu, protetor solar e um livro com você e se acomode em algum lugar, sente-se na prancha e leia um pouco!

Com amigos e família

SUP também é uma forma extremamente divertida de passar um passeio com a família ou amigos. Peguem suas pranchas e caiam na água juntos, corram um contra o outro até o seu destino ou leve um piquenique com você e faça-o em um belo local. É também uma ótima maneira de os casais passarem um tempo juntos! Só vocês dois, na água, longe do trabalho, de outras pessoas e da loucura da vida cotidiana. Você pode até levar seu cachorro para um passeio!

3. É uma plataforma versátil

O verdadeiro diferencial do stand up paddle é que é extremamente versátil. Subir em uma prancha de surfe e remar com um remo pode parecer uma coisa pouco emocionante. Mas além da grande construção muscular e queima de calorias que você estará fazendo, basta um pouco de criatividade e você pode encontrar coisas quase infinitas para fazer em uma prancha de remo em pé. Aqui estão algumas ideias:

Sup Fishing

Você pode comprar SUPs de pesca especiais, para os mais experientes. Mas se você está apenas procurando uma nova aventura em sua prancha velha, você pode levar sua vara e carretel com você em qualquer prancha de SUP antiga. Se você está realmente pronto para algo desafiador, o ponto de vista de uma prancha de SUP é uma experiência divertida de pesca com vara. Apenas tome cuidado para não perder o equilíbrio!

SUP Yoga

Sim, a prática de yoga cresceu muito no SUP. É uma boa ideia conseguir uma prancha com um deck de EVA, para que você tenha alguma aderência quando estiver fazendo movimentos para baixo e outros movimentos. As vantagens? A prática de SUP Yoga além de relaxar lhe deixará de alma limpa, em contato com a natureza bela e água purificadora.

SUP Race

A corrida de Stand up paddle board é um esporte bastante intenso. Mas você não precisa ser um profissional para participar. Reúna alguns amigos, monte uma pista de corrida e vá em frente! Hoje em todos os eventos existem percursos para as pessoas que estão iniciando no esporte.

Conclusão

Definitivamente vale a pena tentar, e você pode descobrir que seus níveis de condicionamento e saúde geral melhoram se você fizer isso com frequência. O ato sereno de estar na água, cercado pela natureza e longe da agitação da vida cotidiana tem seus próprios benefícios. Da próxima vez que você estiver na água, por que não experimentar o stand up paddle? Quem sabe você pode se apaixonar por ele, e mergulhar de cabeça neste esporte que mais cresce no mundo.


Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa