Domingo, Abril 28, 2024
InícioCanoa HavaianaPerigos e soluções em suas remadas!

Perigos e soluções em suas remadas!

Perigos e Soluções em suas remadas – Todo mundo está empolgado para sair e se divertir remando, muitas vezes saímos em grupo e outra vezes sozinhos. Por muitas vezes também fazemos percurso curtos e outra trilhamos caminhos mais longos. Não importa a embarcação, seja OC1, OC2, OC6, Surfski, Stand up paddle, remar é uma diversão garantida. Mas as vezes temos que lidar com alguma situação ruim ou imprevisto, seja um leme que quebra o cabo, uma quilha que se quebra, um remo que se parte e até mesmo alguma acidente como bater em pedras e acabar se machucando. Nesta matéria pensei que seria bom abordar algumas situações que já me encontrei e compartilhar para deixar outros remadores seguros. De alguma forma sou um formador de opinião nestas modalidades e sempre quero contribuir com meus conhecimentos para estes tipos de situação e também saber qual a opinião de vocês para que eu possa cada vez mais adquirir conhecimento. “Pois burro é aquele que acha que sabe demais, pois não tem oportunidade de aprender nada”

Segue algumas orientações:

Quando algo de ruim acontece … (ou seja, um huli, acidente, mau funcionamento)

Perigos e soluções em suas remadas
Perigos e soluções em suas remadas

Respire. Avalie a situação: verificação corporal. verificação do equipamento.

Saia do perigo. – Há tráfego de barcos, ondas, rochas, corrente. Encontre um ponto de referência e certifique-se de não entrar em uma área perigosa.

Reavalie a situação – Dependendo do local, verifique a temperatura da água. A adrenalina nos faz esquecer isso logo no início, então começamos a ficar rígidos e a respiração fica difícil.

Avalie o ambiente – há barcos ou outros remadores nas proximidades que podem ajudar? Áreas com capacidade de praia? Você trouxe algum equipamento que possa ser útil? Às vezes, alertar um barco próximo para ficar de olho em você é útil até que você dê o ok. Melhor prevenir do que remediar.

Crie um plano para vários cenários do que pode dar errado, incluindo o pior caso. Se sua embarcação pode afundar? Há algo ligado a ela que também pode ser removido? Incluindo você.

Perigos e soluções em suas remadas
Perigos e soluções em suas remadas- frieza para avaliar a situação é primordial numa situação de perigo.

Não deixe uma possível ‘solução’ colocar mais pessoas em risco. Se você desempenha um papel de assistente, esteja ciente de seu bem-estar no ambiente atual. Algumas embarcações (canoas, surfskis) são muito difíceis de manobrar nas proximidades (contra SUPs, Paddelboards e Kayaks que podem manobrar um pouco mais fácil). Às vezes é melhor ter outro nadador na água enquanto alguém vigia seu barco. Novamente, avalie a situação. E conheça seus limites. (ou seja, se você não sabe nadar, é melhor não pular e ajudar.

Fique calmo e foque na situação.

Não se preocupe com sua prancha / caiaque / canoa quebrou e quanto custará para consertá-la. Você terá muito tempo para se preocupar com isso mais tarde.

Não se zangue com o que causou a situação (outro remador, equipamento ruim, onda desonesta). O que conta agora é se colocar em uma situação melhor e mais segura a cada ação.

Situações que podem surgir ao remar oc1, surf-ski, SUP, paddleboard ou caiaque:

  • Cabo do leme quebrado, falha do leme, leme caindo.
  • Ama rachada, iako rachada, canoa rachada.
  • Canoa virar.
  • Perder um remo.
  • Quebrar um remo.
  • Quilha do seu no SUP cair ou quebrar.
  • Quilha ou leme ficar preso em linha de pesca, algas marinhas, detritos flutuantes.
  • Você cair e não conseguir voltar à embarcação.
  • Cada um deles tem diferentes respostas que podemos tomar para lidar com eles. E há inúmeras outras situações não listadas que podem e podem acontecer. Pense em cada uma e como você pode reagir nessa situação.
Perigos e soluções em suas remadas
Antes de sair para remar seja no alto mar ou numa lagoa, confira todos os seus equipamentos – SUP Downwind

Assim como as ondas do oceano e as correntes dos rios, todas as situações são dinâmicas e mutáveis. Cada solução também será diferente e exige que você pense e se adapte rapidamente. Quanto mais calmos estivermos, melhor podemos avaliar.

Nenhuma das opções acima tem o objetivo de assustar uma pessoa de remar. Longe disso! Se estivermos preparados, podemos desfrutar mais do remo. Só queria compartilhar situações que me ajudaram a estar seguro quando as águas nos lembram quem está realmente no comando. Vejo você na água!

Quais são algumas coisas mais inusitadas que aconteceram com vocês em uma remada? E quais dicas você tem para superar essas situações? Por favor, compartilhe sua história nos comentários abaixo, ou poste uma foto no Instagram e marque o @paddle_news_brasil

Perigos e soluções em suas remadas
Alex Araújo Editor do Paddle News e Fernando Aguierre durante o mundial de 2012

Alex Araújo é bombeiro salva-vidas civil, atleta e editor do site Paddle News e Revista Paddle Mag, precursor do SUP e Canoa havaiana no Brasil, atleta reconhecido com vários títulos nacionais na modalidade, além de ser um dos primeiros editores de veículos de mídias segmentada como sites CameraSurf, Surfreporter, Revista Parafina entre outros.

Faça parte da nossa comunidade no Instagram, clique aqui!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa