Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCanoa HavaianaRio Va'a 2020 - 19ª edição na Praia da Urca

Rio Va’a 2020 – 19ª edição na Praia da Urca

Rio Va’a 2020 – A tradicional competição anual, Etapa Sul-Americana do circuito mundial de Va’a será realizada no dia 5 de Dezembro na Praia da Urca Rio de Janeiro

A prova internacional RIO VA’A 2020 é a 19ª edição da prova de canoa polinésia mais tradicional do Brasil, ocorrendo anualmente desde 2002.
A Rio Va’a 2020 comemora os 20 anos do batismo da canoa Lanakila, primeira canoa polinésia da América do Sul, batizada no Canal de Marapendi, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 18 de Novembro
de 2000.

Rio Va'a 2020

Por conta da pandemia a prova terá um novo formato, respeitando os protocolos sanitários terá concentração e largada na água.

Para evitar aglomerações, não haverá estrutura em terra o briefing será virtual.

Com largada e chegada na Praia da Urca, o percurso chega a ir até a Praia do Leblon, na prova mais extensa, e terá como cenário o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, tornando o trajeto um dos mais bonitos do mundo.

Com largada única a prova terá limite de inscrições para somente 30 equipes sendo 15 masculinas e 15 femininas dividas em duas categorias, open e máster.

PROMOÇÃO DO RIO DE JANEIRO E SUSTENTABILIDADE

Essa 19ª edição na prova é uma oportunidade para o público conhecer um pouco mais a canoa polinésia e de reunir no Rio os melhores atletas brasileiros da modalidade.

A Rio Va’a é pioneira na América Latina como prova internacional (2002), como prova de canoa individual (2003), com a participação de crianças e adolescentes (desde 2004) e de atletas de paracanoagem (parava’a) média distância (desde 2011) e foi o placo dos campeonatos sul-americanos de 2006, 2008 e 2009.

Rio Va’a 2020

Em 19 anos a prova atraiu atletas de 14 países ou regiões – França, Hawaii, Taiti, Califórnia, China – Hong Kong, Canada, Itália, Argentina, Austrália, Rapa Nui (Ilha de Pascoa), Chile, Alemanha, Reino Unido e Nova Zelândia – promovendo o Brasil e o Rio de Janeiro como destino turístico e esportivo.

Desde o seu início, a Rio Va’a tem foco na sustentabilidade, com coleta seletiva de lixo e tendas de estrutura de Bambu e lona de material reciclado. Este ano os atletas receberão copos de uso múltiplo, banindo vez os copos descartáveis e o evento conta a parceria do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar, na linha da parceria dos anos 2002 até 2007 com o Parque Nacional da Tijuca.

Rio Va'a 2020
Rio Va’a 2019

A prova internacional Rio Va’a é uma competição de caráter festivo, sem fins lucrativos e organizada por voluntários, desde 2002, com o objetivo de desenvolver e promover a canoagem, o va’a e a cidade do Rio de Janeiro.

O Rio Va’a Clube busca realizar a prova em condições de segurança, seguindo as determinações legais e contando com lanchas de apoio e ambulância.

O acesso ao público é livre e as inscrições para participar da competição podem ser feitas através do link
www.nohuli.com

SOBRE O VA’A

As canoas polinésias ou va’a foram responsáveis pela colonização das ilhas da Polinésia e Micronésia. O va’a atual descende diretamente das antigas canoas de pesca havaianas e taitianas. Nos últimos 50 anos, o va’a
conquistou o status de esporte nacional no Havaí e na Polinésia Francesa, onde é tão popular quanto o futebol no Brasil.

A canoa de seis remadores (V6) mede quase 14 metros de comprimento, com 50cm de largura, pesa entre150 e 200 quilos e comporta um estabilizador lateral (a ama), fixado por duas traves de madeira (os i’atos).

Neste esporte, o respeito às tradições da Polinésia é fundamental, destacando o trabalho em equipe. Com sincronismo entre os remadores, técnica de remada e potência, uma canoa pode deslizar na água atingindo
até 21km por hora numa onda.

O va’a se diferencia do remo e do caiaque por não exigir qualquer treino específico para que se possa iniciar a prática. O trabalho de equipe promove a integração e sincronia entre seus praticantes, pois cada indivíduo Rio Va’a 2020 tem uma função distinta e cada posição na embarcação tem um papel de responsabilidade. É um esporte para ser praticado por toda a família O esporte foi amplamente difundido desde 1981 na Austrália e Nova Zelândia, e encontra-se atualmente em franca expansão fora do Pacifico.

Segundo a Federação Internacional de Va’a (www.ivfiv.org), atualmente o Va’a é praticado em 39 países ou territórios : Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Califórnia (EUA), Canadá, Chile, Cingapura, Fiji, França, Grã Bretanha, Guam, Guiana Francesa, Havaí (EUA), Hong Kong (China), Hungria, Ilhas Norfolk, Ilhas Cook, Ilhas Marianas, Ilhas Salomão, Itália, Japão, Marrocos, México, Nova Caledônia (França), Nova Zelândia, EUA (Costa Leste), EUA (Costa Pacífico Noroeste), Panamá, Papua Nova Guiné, Peru, Rapa Nui (Chile), Samoa, Samoa Americana, Suíça, Taiti – Polinésia Francesa, Tonga, Vanuatu, Wallis e Futuna (França).

Na América Latina, o campeonato Sul-americano de Va’a é realizado desde 2006, quando foi organizado pela primeira vez pelo Rio Va’a Clube durante a Rio Va’a 2006. Em 2007 a Federação Internacional de Va´a e a Confederação Brasileira de Canoagem decidiram organizar no Rio de Janeiro, em 2007, um evento demonstrativo durante ano dos Jogos Pan-americanos, para consolidar a proposta de se tornar modalidade
olímpica.

Em 2010, a Federação Internacional de Canoagem e a Federação Internacional de Va´a firmaram um acordo histórico para que o va´a pudesse se tornar modalidade paralímpica com estreia prevista inicialmente para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

A paracanoagem fez sua estreia nos Jogos Paralímpicos no Rio em 2016 e é certo um dos eventos mais esperados em Tóquio. O Comitê Paralímpico Internacional aprovou a introdução do Va’a nos Jogos de Tóquio,com três eventos – o VL2 masculino e feminino e o VL3 masculino (www.canoeicf.com/tokyo-2020).

O VA’A NO BRASIL

Em setembro de 1994, o brasileiro Ronald Williams, de férias no Brasil após competir na Califórnia, iniciou seus primeiros contatos no intuito de trazer a canoagem polinésia para o Brasil. Contudo, somente em 1999, já morando no Brasil, conseguiu adquirir e trazer a primeira canoa para o país.

Ronald Williams

Em 1999 ele fundou a Associação Brasileira de Outrigger e em setembro de 2000, quase um ano após a sua compra, a canoa batizada Lanakila chegou da Califórnia. Lanakila foi utilizada para iniciar a produção de canoas na América do Sul.
Segundo os levantamentos feitos pela Associação da Comissão Brasileira de Va’a – CBVAA (www.cbvaa.com.br), a modalidade tem hoje mais de 5.000 praticantes no Brasil (dos quais 500 federados) e mais de 130 núcleos em 41 cidades de 12 estados (AL, BA, CE, DF, ES, PA, PR, PE, RJ, RS, SC, SP).

O RIO VA’A CLUBE

O Rio Va’a Clube, fundado por Ronald Williams no ano de 1999, é o pioneiro na América do Sul e teve os seus estudos registados por Nicolas Bourlon em 2003.

Além da organização da prova internacional Rio Va’a desde 2002, o Rio Va’a clube foi o primeiro a competir no exterior, representado o Brasil nas principais provas internacionais da modalidade: França em 2002, Hawaii em 2002, 2003 e 2004 e Taiti, em 2005, com a participação na prova Hawaiki Nui Va’a nas Ilhas ao Vento.
O Rio Va’a clube é baseado na Praia da Urca, do lado direito (em frente ao restaurante Garota da Urca).

Associação sem fins lucrativos o clube desenvolve desde a sua criação quatro linhas de atuação:

• Formação de equipes e atletas de altos rendimento, visando os atletas mais competitivos, para disputar provas estaduais, nacionais e internacionais;

• Treinos de lazer visando pessoas que buscam apenas manter a forma, usufruir do convívio social e ter contato com o mar e a natureza;

• Formação de mentalidade esportiva marítima e educação ambiental com o projeto de base “Canoa Rio”, que tem o objetivo de levar esse esporte às crianças e aos adolescentes da escolar rede pública;

O projeto organiza eventos desde 2004 e atende a alunos da Escola Municipal Minas Gerais (Urca) desde 2007;

• Programa de paracanoagem– Núcleo pioneiro de parava’a no Brasil. O programa de parava’a do Rio Va’a Clube tem apoio da AMOUR e suporte financeiro da empresa CIVILMASTER, com recursos também oriundos das mensalidades dos sócios do clube. O Rio Va´a Clube implantou o primeiro núcleo de parava´a no país em abril de 2011 e apoiou a primeira prova de parava’a no Brasil, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com canoas V1 e instrutores do clube. http://riovaa.com/paracanoagem As equipes masculinas e femininas e os atletas do clube vem conquistando medalhas em campeonatos brasileiros e sul-americanos desde a sua criação tantos nas categorias júnior, máster e open (ouro nas categorias masculina e feminina open no Sul-americano de 2006). Entre os resultados mais recentes, podemos destacar:

• O Atleta Reginaldo Birkbeck foi medalha de ouro na prova Aito Va’a Brasil 2015 e 2017 e prata na Aito Va’a Brasil 2016 e foi o melhor atleta brasileiro e quarto nos campeonatos sul-americanos de 2016 e 2017;
• A equipe masculina master do Rio Va’a Clube foi vice-campeã sul-americana 2018 e 2019;

Reginalbo Birkbeck, vendedor da prova Aito Va’a Brasil 2015 e 2017, prata em 2016

• Os atletas Reginaldo Birkbeck e Igor Lourenço Oliveira que integraram a equipe brasileira vicecampeã sul-americana 2018 na categoria masculina open.

No parava’a o clube conquistou resultados muito expressivos em mundiais:
• Em 2012, no Campeonato Mundial de Va´a, em Calgary, no Canadá, a equipe de parava’a do Rio Va’a Clube conquistou 2 medalhas de ouro e 4 de prata na modalidade Velocidade com Caio Ribeiro, Luciano Meirelles e Tamara Oliveira.

• Em 2013, a equipe de parava’a do Rio Va’a Clube participou do Campeonato Mundial de Paracanoagem com dois atletas da seleção brasileira de paracanoagem. Caio Ribeiro conquistou o campeonato mundial de canoa individual (V1) 200 m, categoria VL3 Masculino, e Tamara Oliveira foi bronze em VL2 feminino.

• Em 2015, Caio Ribeiro foi novamente campeão mundial na categoria VL3, conquista as medalhas de prata na VL3 e KL3 no Mundial de 2017 e em 2018 foi prata no KL3 no Mundial e prata no VL3.

• Iniciado à canoagem pelo Rio Va’a Clube em 2012, Caio Ribeiro passou a treinar de K1 em 2015, orientado pelo treinador Pedro Senna e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Rio Va’a Clube (Razão social: Outrigger Rio Clube – Rio Va’a Hui Hoe) – endereço: Praia da Urca – Avenida João Luis Alves n°11 A (ao lado do Restaurante Garota da Urca)

www.riovaa.com / contato@riovaa.com.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

4 COMENTÁRIOS

  1. I wanted to say your blog is quite good. I always like to hear a thing new about this simply because I have the similar blog in my Country on this subject so this help´s me a lot. I did a look for on the matter and observed a good amount of blogs but absolutely nothing like this.Thanks for sharing so a lot inside your blog. Have you considered promoting your blog? add it to SEO Directory right now 🙂 http://www.links.m106.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa