Domingo, Abril 28, 2024
InícioStand Up PaddlePor dentro do SUP - Evento de SUP ou show de SUP

Por dentro do SUP – Evento de SUP ou show de SUP

Por dentro do SUP – Estou há 16 anos praticando o SUP e suas modalidades, e neste tempo todo venho acompanhando os eventos nacionais e internacionais. Em 2011 quando foi criada a ABASUP (Hoje CBSUP) e foi divulgada a primeira etapa do Circuito Brasileiro de SUP Race em Osório, foi um verdadeiro marco para o nosso esporte.

A instituição que nos rege a CBSUP vem em todos estes anos desenvolvendo um trabalho ímpar e com bastante empenho em tentar alavancar o esporte no Brasil e durante estes quase 8 anos as coisas vem acontecendo de forma progressiva, salvo o ano de 2020 que foi um ano atípico em quase todos os esporte no Brasil, até mesmo o carro chefe “Futebol”, não conseguiu driblar a pandemia.

Mas nesta matéria quero me focar pura e simplesmente na questão que ferve minha cabeça em todos estes anos, a ausência das marcas de surf wear nos eventos de SUP.

Vamos aos pontos, o SUP é um esporte que sei que alguns vão discordar da minha forma de pensar, mas é derivado do surf, pois até onde sei, remamos em cima de uma prancha e usamos o remos para nos deslocar tanto no Race quanto no sup wave onde o remo também funciona como uma espécie de extensão das mãos dos atletas para poder executar algumas manobras.

O que pude observar ministrando clínicas em várias regiões do nosso país, é que o SUP levou o “Beach Style” em vários locais onde as pessoas nunca imaginaram ter uma prancha em cima do carro, o que trouxe com isso novos adeptos e também novos consumidores de todo o mercado Surf Wear.

Por dentro do SUP
Daniel Hasulyo além da Starboard tem patrocínio da Rip Curl

Neste 38 anos de surf o que vi foi o surf trazer estilo de vida e fomentar muitas, campanhas publicitárias, produtos, veículos e tudo isso ajudou a movimentar o mercado e com a profissionalização do esporte hoje podemos nos orgulhar de ter o Brazilian Storm arrepiando em todos as facetas do Circuito Mundial seja WSL ou Pro Junior sempre temos um brasileiro incomodando os gringos.

Por que abordei estes assunto? Simplesmente porque hoje temos nosso SUP fazendo sucesso em raias internacionais, vários atletas despontando, e sabe qual destes vive exclusivamente do esporte? Nenhum? Ou somente um ou dois.

Por dentro do SUP
Vinni Martins hoje está muito dedicado ao foil, mas sempre foi figura carimbada nos eventos da APP World Tour e Euro Tour

Por isso sempre bati neste ponto, temos que trazer as marcas de Surf Wear para o SUP, pois só assim poderemos trazer resultados reais para nosso esporte e para nossos atletas, está foi a receita do bolo que o surf seguiu e hoje temos atletas brilhando em suas pranchas, patrocínios de empresas telefônicas, industrias automobilística e muitas outras que fazem questão de associar sua marca no Surf Style.

A situação no Sup Wave ainda é pior, de todos os atletas que temos hoje, contamos nos dedos e ainda de uma mão só, quem vive exclusivamente do esporte.

Temos que transformar os eventos de SUP em verdadeiro SHOW, isso mesmo com letra MAIÚSCULA.

Por dentro do SUP
Connor Baxter tem patrocínio da Starboard, mas também conta com o apoio da DaKine

Temos que fazer os atletas serem os atores principais, mas não simplesmente bater nas costas e falar o adjetivo que mais perpétua nos eventos de SUP, o famoso “Monstrão”, que me desculpe hoje estamos mais para palhaços, ou até pior, pois qualquer profissional que trabalhe o mínimo que precisa é ser reconhecido e valorizado pelo seu trabalho.

Os eventos de SUP precisam ser atrativos para as grandes marcas, pois o tempo que patrocinador se impressionava com logomarca no palanque e praia lotada passou, hoje no mundo globalizado e conectado, qualquer marca que invista um  valor que saber de retorno “Pay Back” real, onde se apresentem números e relatórios condizentes ao nível profissional que queremos para nosso esporte.

Nos eventos no exterior, o que mais vejo são os atletas da elite do SUP mundial, seja na modalidade Race quanto Wave, sendo patrocinado pelas empresas de surf wear.

WAKE UP!!

SAIBA mais sobre a CBSUP

O que é a CBSUP?

A CBSUP (Confederação Brasileira de Stand Up Paddle) é a entidade responsável pela organização e desenvolvimento do stand up paddle no Brasil, e tem como objetivo promover e regulamentar a prática do stand up paddle no país.

A CBSUP é responsável por organizar competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle, e representar os atletas brasileiros em competições internacionais. Além disso, a confederação também trabalha para desenvolver e divulgar o esporte, promovendo cursos, clínicas e eventos para os praticantes.

Através da CBSUP, os atletas podem se filiar e obter a licença de competição, que é necessária para participar de eventos oficiais. A confederação também estabelece regras e regulamentos para garantir a segurança e a integridade das competições.

Em resumo, a CBSUP desempenha um papel importante na promoção e no crescimento do stand up paddle no Brasil, incentivando a prática esportiva, organizando eventos e representando os atletas brasileiros em âmbito nacional e internacional.

Qual é a função da CBSUP no stand up paddle no Brasil?

A função da CBSUP (Confederação Brasileira de Stand Up Paddle) no stand up paddle no Brasil é promover, organizar e desenvolver o esporte em todo o país. A confederação desempenha várias funções para alcançar esse objetivo:

1. Regulamentação: A CBSUP estabelece regras e regulamentos para as competições de stand up paddle no Brasil, garantindo a segurança e a integridade dos eventos. Isso inclui definir categorias de competição, critérios de julgamento e normas técnicas.

2. Organização de eventos: A confederação é responsável por organizar competições nacionais de stand up paddle, como o Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle. Esses eventos proporcionam aos atletas a oportunidade de competir em nível nacional e representar o Brasil em competições internacionais.

3. Representação dos atletas: A CBSUP representa os atletas brasileiros de stand up paddle em âmbito nacional e internacional. Ela trabalha para garantir que os interesses e as necessidades dos atletas sejam ouvidos e atendidos. Além disso, a confederação busca oportunidades para que os atletas brasileiros participem de competições internacionais.

4. Desenvolvimento do esporte: A CBSUP trabalha para desenvolver o stand up paddle no Brasil, promovendo a prática do esporte em todo o país. Isso inclui a realização de cursos, clínicas e eventos para incentivar mais pessoas a experimentarem o stand up paddle e se envolverem na modalidade.

5. Filiação e licenciamento: Através da CBSUP, os atletas podem se filiar e obter a licença de competição, que é necessária para participar de eventos oficiais. A confederação fornece suporte e orientação aos atletas filiados, ajudando-os a se prepararem e se desenvolverem no esporte.

Em suma, a CBSUP desempenha um papel fundamental na organização, promoção e desenvolvimento do stand up paddle no Brasil, trabalhando para criar oportunidades para os atletas, estabelecer padrões de competição e aumentar a popularidade e o reconhecimento do esporte no país.

Visite o site da CBSUP e confira nosso calendário de competições em 2024!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Alex!
    Sim, o life style de um atleta de SUP tem tudo haver com o Surfe.
    A maioria de nós Surfa, pois precisamos nos preparar para todas as condições em um campeonato.
    A União das modalidades, trás know how pra todos, atrai um público maior nos eventos, faz com que o país fique mais forte em competições internacionais.
    Isso gera visibilidade e consequentemente patrocínios.
    A União da CBSURF e da CBSUP na realização de eventos seria algo benéfico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa