Domingo, Abril 28, 2024
InícioCanoa HavaianaVai remar? Baixe a tábua de maré 2024 e navegue com segurança!

Vai remar? Baixe a tábua de maré 2024 e navegue com segurança!

Vai remar? Baixe a tábua de maré 2024 – A relação da atleta de Watersports com o oceano deve ser sempre de respeito, humildade e aprendizado constante.

Nos esportes a remo, muitas pessoas vêm aprendendo e cultivando esta relação dia a após dia. Nós como veículo especializado no segmento, temos por obrigação deixar nossos leitores sempre informados sobre as novidades sobre o esporte, mas também ter conteúdo de pesquisa e estudo para que todos possam ter conhecimento de todas as variáveis do ambiente aquático.

Nesta matéria de hoje, venho passar um pouco sobre a relação das marés com o oceano, e como esta influência pode afetar diretamente sua remada ou passeio.

O que é a maré?

A maré é um tipo de onda oceânica. Toda onda oceânica possui três características que as diferenciam, sendo elas: comprimento de onda, força perturbadora e força restauradora. Mas o que é isso?

O comprimento de onda é a distância entre duas cristas (o ponto mais alto da onda). No caso das marés, o comprimento de onda corresponde à metade da circunferência da Terra. A força perturbadora é a energia que faz com que a onda oceânica se forme; a restauradora é a força dominante que achata a superfície da água depois da formação da onda. Para as marés, a força perturbadora consiste na atração gravitacional e na rotação da Terra, enquanto que a restauradora é a gravidade.

Vai remar? Baixe a tábua de maré 2024

As marés são alterações periódicas na altura da superfície do oceano em determinado lugar. Ou seja, há uma oscilação no nível da água do mar, tanto acima quanto abaixo da altura média. Essas alterações ocorrem devido à atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra e, em menor escala, pelo Sol sobre a Terra. Embora a massa da Lua seja menor que a do Sol, ela tem maior influência sobre as marés, uma vez que se situa mais próxima da Terra.

Para explicar como as marés ocorrem, há duas teorias: a teoria do equilíbrio, que lida com a posição e a atração da Terra, da Lua e do Sol, considerando os oceanos com profundidade uniforme; e a teoria dinâmica, que considera a presença dos continentes e a profundidade variável dos oceanos.

Deixamos abaixo a relação da tábua de maré dos principais Portos do Brasil, para que você baixe o arquivo e deixe impresso no seu clube ou em sua casa, para sempre que forma remar se informar!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. hello the info on this site is just amazing it keeps us coming back time and time again ,personally i met my wife using this site so i couldnt love it any more i have done my best to promote this site as i know that people need to read this thang ,Thanks for all your time spent in making this fabulous resource ! ok,cheers Jake

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa