Domingo, Abril 28, 2024
InícioWater SportsPresidente Bolsonaro recebe Rodrigo Koxa

Presidente Bolsonaro recebe Rodrigo Koxa

O presidente da República, Jair Bolsonaro, o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e o secretário especial de Cultura, Mário Frias, receberam nesta quarta-feira (28.10), no Palácio do Planalto, o surfista paulista Rodrigo Augusto do Espírito Santo. Rodrigo Koxa, como é mais conhecido, é um dos grandes destaques do surfe brasileiro no cenário internacional. Também estiveram presentes ao evento o secretário adjunto do Esporte, André Alves, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP).

Nascido em Jundiaí (SP), em 22 de setembro de 1979, e radicado no Guarujá (SP), Rodrigo Koxa tem o nome registrado no Guiness Book, o livro dos recordes, por uma façanha que todo surfista e todo apaixonado por ondas no planeta respeita: a de ter surfado a maior onda já documentada na história, um paredão de 24,4 metros.

“Foi uma honra imensurável. Eu nunca havia vindo a Brasília e nunca tinha falado com nenhum presidente. Depois de conseguir um feito, um recorde, é delicioso poder ter esse carinho, esse respaldo e esse reconhecimento. É um momento muito feliz da minha vida”, afirmou Koxa.

Além de ter sido recebido pelo presidente, o surfista será homenageado por Mário Frias com a Ordem do Mérito Cultural, honraria concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento a suas contribuições à cultura do Brasil.

“Sou brasileiro, levo a bandeira onde vou. Quando venci o prêmio (de maior onda surfada na história), a primeira coisa que fiz foi levantar a bandeira do Brasil e olhar para o céu agradecendo. É aquela frase: Verás que um filho teu não foge à luta. Seguimos vivendo intensamente o que a gente faz, sempre com essa paixão pela nossa pátria”, prosseguiu o recordista, que entregou uma prancha especialmente feita para o presidente Jair Bolsonaro.

“Eu recebi o convite para vir a Brasília e comentei com meus patrocinadores que viria para cá e eles na hora se prontificaram a fazer uma prancha especial: pintaram com as cores do Brasil e acho que foi mais do que merecido presentear o presidente. Ele está reconhecendo os atletas e estou honrado por isso. Então, nada mais justo do que presenteá-lo”.

Para Marcelo Magalhães, Rodrigo Koxa é mais uma prova da versatilidade do atleta brasileiro. “O brasileiro é talhado para o esporte. O Brasil é famoso por ser o país do futebol, mas somos também uma nação de surfistas, de jogadores de vôlei, de ginastas, de jogadores de basquete, de corredores, de judocas, de saltadores, de nadadores, de boxeadores, de nadadores, de tenistas… Enfim, temos expoentes em várias modalidades que honram o país mundo afora. O presidente reconhece esses feitos e sempre está pronto a receber as estrelas do nosso esporte”, afirmou.

“O Rodrigo realizou um feito tremendo. Conquistou algo muito difícil. Surfou a maior onda da história e, para isso, arriscou a própria vida. Sei que ele volta para casa com ainda mais energia para seguir em sua estrada depois desse reconhecimento por parte de nosso presidente. Foi um dia especial e vamos continuar trabalhando aqui para que o atleta brasileiro tenha cada vez mais resultados no cenário internacional e para que o esporte de base e escolar possa ser cada vez mais forte para que essa fábrica de campeões nunca deixe de produzir grandes atletas como o Rodrigo Koxa”, completou o secretário Especial do Esporte.

80 pés

Em 8 de novembro de 2017, em Nazaré, litoral oeste de Portugal, Rodrigo Koxa surfou um paredão de água de 80 pés, o equivalente a 24,4 metros de altura. Foi um feito espantoso. As imagens daquele momento, que estão disponíveis no Youtube, são impressionantes.

Meses depois, em 30 de abril de 2018, o brasileiro foi premiado com o Quiksilver XXL Biggest Wave, no Big Wave Awards, da World Surf League (WSL), ocasião em que também teve a sua onda oficializada pelos juízes da Big Wave Awards, sediados em Santa Monica, na Califórnia (EUA), como a maior já surfada em todos os tempos.

Especialista em super ondas, Koxa detém outro recorde de peso: a da maior onda já surfada na América do Sul, já que, em agosto de 2010, no Chile, ele surfou uma onda de 60 pés (equivalente a 21 metros), até hoje a maior já encarada por qualquer um no continente sul-americano.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa