Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCanoagemO que é preciso para remar através de um oceano

O que é preciso para remar através de um oceano


Passar várias horas remando no oceano não é uma tarefa fácil, eu mesmo já tive oportunidade de passar por esta experiência por algumas vezes durante minhas travessias. Resignação, foco e força mental são peças chaves para o sucesso de um desafio. Uma pesquisa liderada por uma equipe de cientistas relata isso em um estudo inédito com 71 remadores.

Alex Araújo durante sua travessia de 140km que lhe rendeu o recorde sul-americano e brasileiro de remada em distância em alto mar

De acordo com um novo estudo da Wilderness & Environmental Medicine . Uma equipe de pesquisa liderada por Russell Hearn, do King’s College London, entrevistou 71 remadores oceânicos sobre os problemas de saúde que eles encontraram durante suas viagens, oferecendo uma visão vívida e ocasionalmente estonteante sobre o que é preciso para remar seu barco pelo oceano. Eles recrutaram alguns dos remadores diretamente e entraram em contato com outros divulgando na página do Facebook da Ocean Rowing Society , que tem 2.800 membros. Há até uma corrida anual, o Talisker Whiskey Atlantic Challenge, que atrai até 30 equipes para remar das Ilhas Canárias a Antígua. (Hearn e seus colegas também acabaram de publicar um estudo separado sobre questões médicas durante a edição de 2018 dessa corrida.)

Os remadores que responderam à pesquisa tinham uma idade média de 37 anos, com 41 homens, 16 mulheres e 14 pessoas que não responderam a essa pergunta. Eles passaram uma média de 46 dias no mar, com um intervalo de 2 a 92 dias, principalmente cruzando o Atlântico, embora houvesse alguns que tentaram as travessias do Índico, Pacífico, Mediterrâneo e Sul. Cinco pessoas tiveram que ser resgatadas (presumivelmente incluindo o remador que estava lá por apenas dois dias). O horário típico para travessias de equipes, de acordo com pesquisas anteriores, são turnos de duas horas e duas horas de folga 24 horas por dia. Os remadores solos têm em média pouco mais de dez horas de remo por dia.

No total, os 71 remadores relataram 323 problemas médicos. De longe, o mais comum foram os problemas de pele: mais da metade dos remadores relataram úlceras de pressão em suas extremidades traseiras, e um número semelhante relatou “feridas de sal/irritações/erupções cutâneas”. Bolhas, infecções, cortes e queimaduras solares também eram comuns. O conselho dos pesquisadores: um assento de remo devidamente ajustado, principalmente se tiver orifícios para as tuberosidades isquiáticas (“sit bones”); melhor higiene; e um bom creme protetor para a pele.

A próxima categoria mais comum foi lesões nos músculos ou articulações. Mais uma vez, cerca de metade dos remadores relatou esses problemas, mas o número total de reclamações (45) foi apenas cerca de um quarto do número de problemas de pele (169), já que muitos remadores tinham vários problemas de pele. Mãos, dedos e pulsos foram os pontos mais comuns de problemas musculares/articulares, seguidos por joelhos, costas e dor geral.

A terceira categoria foi questões de saúde mental, liderada por 26 relatos de alucinações. Alguns casos de ataques de pânico, ansiedade e depressão também foram relatados. Os pesquisadores observam “estresse fisiológico, privação severa de sono e exercícios extremos” como causas potenciais, bem como isolamento. Isso tudo parece razoável para mim, embora não capture a natureza extrema do que eu imagino que seria estar enfiado em uma pequena cápsula no meio de um oceano furioso e perigoso por semanas ou meses de cada vez, remo por até 12 horas por dia. A surpresa aqui é que não houve 100% de prevalência de problemas de saúde mental, embora isso possa dizer mais sobre as deficiências dos questionários autorrelatados do que sobre o estado mental real dos remadores. Está na minha opinião é o principal fator do sucesso ou não de uma travessia, pois quem já passou por isso sabe, chega uma hora que os músculos não respondem mais, e seu psicológico é que comanda tudo.

As duas últimas categorias principais foram enjôo, que afetou menos da metade dos remadores, e problemas gastrointestinais, que afetaram cerca de um quarto dos sujeitos. Dada a natureza dos pequenos barcos e dos grandes oceanos, os números de enjoos são surpreendentemente baixos, mas provavelmente há alguma auto seleção no trabalho: pessoas propensas a enjoos podem ser menos propensas a se voluntariar para essas expedições. Os problemas estomacais também parecem relativamente menores, já que os remadores normalmente comem entre 5.400 e 8.000 calorias por dia, principalmente alimentos liofilizados. Carlson certamente achou isso um desafio, e os pesquisadores sugerem que os futuros remadores deveriam tentar viver dessas rações por um tempo antes da viagem, para ter uma noção de como seus corpos reagem e se são necessários ajustes. Realmente quando você passa muito tempo no mar, sua chegada em terra firme não é nada prazerosa. Me lembro que durante minha travessia de 140 km no oceano atlântico, quando desembarquei parecia que a terra estava no mar, meus dois primeiros dias de sono foram horríveis, a cama parecia um barco em um mar revolto.

Fonte: Wilderness & Environmental Medicine

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa