Domingo, Abril 28, 2024
InícioCanoa HavaianaDoctor Paddle -Reforço Muscular

Doctor Paddle -Reforço Muscular

O berço da humanidade ocidental, até onde conhecemos são os Gregos e Romanos. A civilização grega, conhecida pela cultura e a civilização romana, pelas guerras. E as estátuas que representam essas civilizações, eram extremamente magros ou obesos ou eram fortes? Tinham corpos esculturais, cultuavam o corpo. Depois, na época dos grandes pintores, eram pessoas com sobrepeso e provavelmente, dali começou as doenças de coração, cérebro e dentre outras.

Muitos tem a ideia errônea, que são os ossos que nos sustentam o corpo, mas não é bem assim. Os ossos sustentam os tecidos moles e quem nos mantém firme, são os músculos. Se eles estiverem fracos, vamos perdendo o eixo postural.


Por mais que não gostamos ou alguns odeiam o ambiente de academia, não adianta, não existe receita mágica, precisamos reforçar os músculos com peso, com carga.


O treinamento funcional, que usa o peso do corpo, é bom? Sim e não, dependendo do objetivo. Para quem não gosta de aparelho e quer uma coisa diferente, sim, ele é bom. Mas se quiser evoluir, ganhar mais força, tem que colocar carga, o peso do corpo fica leve.


Muitos me perguntam se é preciso fazer musculação sempre. Perguntei para o meu orientador do mestrado, que é uma referência na fisiologia do exercício e ele respondeu que não, pode fazer outros exercícios para manutenção do corpo. Porém, sempre tem um porém, para evoluir ou se é atleta, obrigatoriamente, tem que fazer musculação.


Nós precisamos de séculos para mudar a memória do nosso corpo, sem fazer musculação e trabalhar o corpo de outra forma, isso não vai acontecer.

Exercícios fora da água são muito importantes para ajudar o fortalecimento muscular


O Pilates, usa basicamente molas. Não acho a técnica ruim, bem pelo contrário, sou fã, mas ele não reforça. Trabalha a manutenção muscular, isto é, ganha um pouco do que tem, mas não passa daquilo. Uma explicação leiga, em resumo. Um dos problemas está na tensão das molas, elas foram aferidas, para saber se mantém o mesmo quilogramas de tensão? Se analisarmos o lado direito tu gera uma força e no lado esquerdo outro, por causa dessa diferença e por esse motivo, pode gerar uma lesão ou dor.


Existe outra forma de ganhar força? Não, só com o levantamento de peso.

Em resumo, a musculação é indicada com restrições para adolescentes, totalmente indicado para adultos e inclusive, de forma unânime para a população idosa.


E nos treinos de SUP ou Canoa Havaiana, para melhorar o rendimento físico e resistência, tem que trabalhar força. Só se quiser melhorar, se manter a repetitividade, infelizmente a lesão irá aparecer, por desgaste dos músculos, pela fraqueza muscular.


O negócio é reforçar, para prevenir lesões!!!!


Fabiano Bartmann
Fisioterapeuta – CREFITO 5 / 50266-F
Profissional de Educação Física – CREF 9768-G/RS
Mestre em Biociências e Reabilitação
Especialista em Acupuntura
Professor da Faculdade Sogipa
Bicampeão Gaúcho de SUP Race Master – 2017 e 2018
Membro da equipe Rabbit de SUP

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa