Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCanoa HavaianaOs 6 melhores aplicativos para navegação

Os 6 melhores aplicativos para navegação

A tecnologia de hoje nos presenteia com programas e softwares para praticamente todas as atividades do dia a dia, são ferramentas inteligentes criadas para nos auxiliar nas tarefas, como é o caso dos aplicativos para navegação.

Com o crescimento dos esportes a remo no Brasil, é muito importante que o usuário tenha conhecimento das previsões de tempo, vento, swell e maré para poder programar seu treino ou até mesmo uma travessia.

As lojas especializadas recebem novidades numa velocidade surpreendente, existem aplicativos para todos os gostos e necessidades. Muitos deles se tornaram ferramentas de navegação indispensáveis, como tábuas de marés, planejadores de rotas, checklists operativas, previsão do tempo em alto mar e tráfego em tempo real.

Existem diversos aplicativos voltados para a área náutica, por isso separamos os 6 melhores para um passeio tranquilo e com segurança. Confira!

1. Navionics

Navionics

O Navionics é considerado o aplicativo mais popular pelos donos de embarcações. Disponível nas plataformas iOS, Android e Windows, o aplicativo conta com diversos recursos para uma boa navegação. Ele não apresenta somente a posição do barco, com  a referência da carta náutica, mas também, possibilita o planejamento de rotas, com detalhe de cada trecho percorrido.

Para montar uma rota no Navionics é necessário apenas marcar na tela os pontos que você deseja percorrer. O aplicativo exibe ainda o tempo de chegada até o seu destino. Muito parecido com um GPS, o Navionics não substitui o equipamento. Para sentir um gostinho de como é o app: clique aqui. 

2. Windy

Mais uma dica de aplicativos para navegação é o Windy. O aplicativo com foco nas questões meteorológica durante a navegação, apresenta uma confiabilidade muito boa na hora de mostrar previsões em relação às chuvas, direção e velocidade dos ventos. Para aqueles que apreciam navegar em alto mar, o Windy disponibiliza ainda as condições reais das ondas e correntes marítimas para um passeio mais seguro.

Outro diferencial do aplicativo é seu sistema de alerta. Para isso, basta que você configure para receber alertas sobre ventos, quantidade de chuva prevista, ondas e alagamentos. Todas as informações são recebidas por email no seu celular. O Windy está disponível para as plataformas iOS e Android.

Para Baixar, clique aqui

3. Windguru

 O Windguru é conhecido como um app Web Progressiva. Apesar de não ser um aplicativo, ele pode ser instalado no seu smartphone diretamente do Website. Com as atualizações todas automáticas, ele é um serviço especializado em mostrar as previsões meteorológicas para uma navegação tranquila e segura. Seu sistema está disponível tanto para Android como iOS.  Para entender melhor como instalar o Windguru, clique neste link.

4. WindAlert

Aplicativo disponível para Android e iOS, ele obtém informações sobre o vento, por isso é imprescindível para qualquer atleta antes de iniciar o treino. O WindAlert permite que o usuário tenha acesso aos dados climáticos de mais de 50 mil estações ao redor do globo.

Ele auxilia o usuário a planejar seu percurso de acordo com as previsões climáticas e informações retiradas dessas estações de observações meteorológicas como a velocidade e a direção do vento – isso tudo gratuitamente.

Android

Apple Store

 5. GlobalTide

O GlobalTide está disponível para Android e iOS em mais de 170 países e em até 30 idiomas. Por esse motivo, é também um dos queridinhos dos navegadores. Diferente do WindAlert que mostra informações sobre o vento, o aplicativo GlobalTide exibe dados sobre as marés em tempo real. Com ele é possível marcar determinadas áreas como suas favoritas, além de adicionar anotações e conferir informações meteorológicas antigas.

Baixe para Android

Baixe para Apple

6. Memory-map

Disponível para Android e iOS, o Memory-map leva o nome de uma empresa britânica que desenvolve uma grande variedade de soluções voltadas para navegação via GPS: seja em terra, no ar ou no mar. Esse aplicativo é o principal produto da Memory-map, por isso leva seu nome representando a funcionalidade de seus serviços.

O Memory-map é considerado um dos melhores aplicativos para navegação, por ser uma multiplataforma que permite ao usuário baixar mapas do mundo inteiro, e assim planejar suas viagens criando rotas personalizadas. Estão disponíveis mapas para download, cartas náuticas, cartas aéreas, mapas históricos, urbanos e de estradas.

Outra vantagem desse aplicativo é que o usuário tem a possibilidade de ter acesso a multiplataforma pelo Windows, logo ele tem acesso também a todas as cartilhas e anotações feitas pelo computador, podendo enviá-las para seu dispositivo móvel.

Baixe o aplicativo

Qual a importância de contar com aplicativos para navegação?

Os aplicativos para navegação marítima podem proporcionar ao capitão  e sua tripulação uma viagem segura, orientada e muito mais prática. Afinal, é de extrema importância que o passeio ou treino seja planejado e com antecedência. Os aplicativos colaboram para que possam ser estudadas as condições do clima, vento e ondas.

As atividades de navegação dependem de forma integral da meteorologia para otimizar as rotas, evitar acidentes e garantir a segurança de todos a bordo.

Agora que você já conhece os 6 melhores aplicativos para navegação, é só escolher os seus preferidos e começar a usá-los.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa