Domingo, Abril 28, 2024
InícioCanoa HavaianaCrenças e Curiosidades na canoa havaiana

Crenças e Curiosidades na canoa havaiana

Vamos iniciar um série de matérias com lendas, crenças e história que envolve esta cultura milenar.

Hoje segue cinco dicas importantes para você que esta iniciando no esporte.

1: Porque não posso passar por cima ou pular uma canoa? – Esta regra também vem crenças dos nativos havaianos, os kanaka maoli. Eles acreditavam que dentro de todos nós há uma energia, o “mana”, e é extremamente rude passar por cima de uma pessoa, pois você interrompe o fluxo mana dela e diminui a sua vida. Com a canoa acontece da mesma forma! Não pular ou passar por cima de uma canoa garantirá que ela ficará conosco por mais tempo!

2: A canoa é viva! – Tempos atrás no Havaí, antes da introdução da fibra de vidro e carbono, as canoas eram esculpidas em madeira. Ou seja, a canoa veio de uma coisa viva! Eram incontáveis horas escolhendo, cortando e carregando árvores da montanha para a praia, escavando e moldando a canoa numa embarcação com condições de navegar. O espírito da árvore vivia na canoa finalizada, e compartilhava o mana de todas as pessoas que ajudaram a construi-la com as pessoas que remavam nela. É isso que torna as canoas tão incrivelmente especiais. Você não apenas está remando com o espírito da canoa, mas também compartilhando o mana de todas as pessoas que remaram nela antes de você. A wa’a (canoa) é uma entidade viva. Você a trata como o sétimo integrante da equipe, adivinha porquê? Sem ela, você não vai a lugar nenhum. Sendo assim, você não faz com a canoa o que não faria com uma pessoa. Às vezes, desrespeitamos a canoa. Peça desculpas imediatamente e tente não fazê-lo novamente.

3: Não leve bananas – Parece piada, mas é possível você ouvir isso ao se deparar com o universo da canoa. De onde vem essa história? Qual é o problema com as bananas? Reza a lenda que os havaianos nativos consideravam um mau presságio encontrar alguém levando bananas na canoa. As bananas estragam rapidamente uma vez colhidas, portanto, transportá-las de um lugar para outro de wa’a exigia que as pessoas se movessem rapidamente. Mover-se rapidamente na água significa que não há tempo para pescar. Sem peixe = sem comida. As bananas também são grudentas e viscosas, podem causar acidentes. Portanto, sem bananas no barco.

4: O uso de sapatos – A calçada ou areia estão quente quando temos que colocar a canoa na água. É bom usar seus sapatos para isso. Mas, por favor, tire-os na canoa e prenda-os no seu banco. Seus pés descalços podem sentir o movimento da canoa embaixo de você. Está pulando? Balançando? Subindo? Se você estiver em um banco que exija que você ajuste o ritmo da remada, a força e sincronia, estar descalço pode ajudar. Será necessário sentir a canoa.

5: Não fique de pé! – Ficar de pé na wa’a, pisando nos bancos: além da óbvia questão da segurança, pense: Se você não gosta de alguém pisoteando suas costas, a canoa também não gosta.

Fonte: Scott Roche, Greg Kvaska, Luiza Perin e Cauê Serra

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa