Domingo, Abril 28, 2024
InícioCanoa HavaianaFunções de cada remador na Canoa Havaiana

Funções de cada remador na Canoa Havaiana

Os assentos e os papeis de cada remador, têm nomes diferentes de acordo com sua posição em relação à canoa. Os nomes a seguir são utilizados no Hawaii e podem variar em outras regiões.

Em alguns casos a canoa pode ter um assento para o sétimo remador, como mostra a foto acima


Assento 1:
Noho`Ekahi (noh-ho eh-kah-hee) Também chamado Mua (moo-uh) que significa frente ou para frente. Também chamado de Ka`i (Kah-ee) – o líder da procissão e Hana Pa´a, que literalmente significa, trabalho constante e uniforme. Este não é um banco de potência. Dita o compasso do ritmo. Pode saber instintivamente como está o ritmo. Também auxilia o leme desde a proa, especialmente durante bruscas mudanças de direção. Deve estar sempre alerta com o que está à frente; nadadores, pedras, etc. Dependendo do time, Mua também chama as trocas. Pode muitas vezes anunciar mudanças no ritmo, mais rápido ou lento.

Assento 2: Noho`Elua ( noho eh-loo-uh) Significa segundo. Orienta por coaching o ritmo do 1. Tem muita responsabilidade por manter a sincronia com o 1 e não comprometer todo o barco. Auxilia nas curvas quando necessário. Quando a canoa está parada, mantém a mão esquerda no Iako para evitar huli.

Assento 3: Noho`Ekolu (noho eh-koh-loo) Algumas vezes chamado de Kahea ( Kah-hay-uh) que significa, anunciante ou o que chama. Em vários times, Ekohu chama as trocas. Parte do motor do barco com potência. Concentra-se em mover a canoa à frente.

Assento 4: Noho`Eha ( noho eh-hah) Significa quatro ou quarto. A outra parte do motor do barco. Também se concentra em mover a canoa à frente. Muitas vezes, opera o bailer (balde ou cuia) para retirar água em corridas de longa distância. Com a canoa parada, põe a mão esquerda no Iako traseiro para evitar huli.

Assento 5: Noho`Elima (no-ho eh-lee-mah) Também chamado de Pani (pah-nee) ou leme reserva ou leme assistente. Mantém olhos vigilantes na ama. Pode ter que sacrificar seu corpo pulando no Iako traseiro para evitar huli. Pode operar o bailer também. Ajuda o leme quando requisitado, usualmente em grandes ondas. Pode assumir o leme caso o leme esteja incapacitado de lemear ou em caso de homem ao mar.

A canoa havaiana é um dos esportes que mais crescem em todas regiões

Assento 6: Noho`Eono (no-ho eh-oh-no) Ho`okele ou leme. Muitas vezes chamado de Papaki`i (papa-kee-ee) que literalmente significa assento reto ou chato. Usa um diferente remo do resto da tripulação chamado, uli (oolee). O capitão do barco e tem a última palavra a bordo. Mantém a tripulação (Poe wa`a) energizada e focada no objetivo. Deve estar sempre atento a todas a condições que afetam a canoa como: Vento, ondas, outras canoas.

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa