Domingo, Abril 28, 2024
InícioStand Up PaddleComo me tornar um competidor de Stand Up Paddle?

Como me tornar um competidor de Stand Up Paddle?

Nesses muitos anos de circuito, percebi o aumento de pessoas que chegam nas competições sem nenhuma informação, seja de treinamento, equipamento e, na maioria das vezes, acaba pagando um preço bem claro por isso. Já pude ver alguns aspirantes de atletas que até poderiam ter um futuro em suas categorias não durando nem um ano no circuito, seja por falta de informação ou mesmo frustração. Quando digo informação, quero abranger um posicionamento global, pois a falta de informação em todas as áreas da nossa vida nos faz cometer muitos erros. Em relação à frustração, ela é somente uma extensão da falta de informação. Nosso esporte, hoje, se tornou muito mais complexo do que alguns anos atrás. Novos equipamentos, tecnologia, pranchas, remos tornaram este leque de informações bem mais difícil para o leigo no assunto.

O diferencial da entrada desses novos adeptos é que o SUP, em sua origem, tem sua imagem relacionada a um esporte fácil e isso, levado ao pé da letra às vezes, faz os aspirantes entrarem em um roubada, seja na prática, na escolha dos seus equipamentos ou por qual caminho seguir no cenário competitivo.

Digo isso por que já vi, no circuito, atletas que nunca remaram no mar aparecerem na primeira competição do ano, com pranchas de 23 de meio sem nunca terem remado no oceano. Viram um ou dois atletas da ponta andando com esse equipamento e alguém colocou na cabeça deles que uma prancha estreita e um remo bom faria todo o serviço. Conclusão: frustração total.

Quando você está aprendendo a surfar, você não pega qualquer prancha e se atira no mar. Sabe por quê? Porque você precisa de muitas informações; como furar uma onda, como ver o melhor horário para entrar no mar e muitos outros toques que um instrutor habilitado pode lhe passar e fazer você saltar alguns estágios. Não só o surf é assim: a maioria dos esportes é. Por quê o SUP não? Como descrevi acima, o SUP tem uma imagem de um esporte fácil e, com isso, qualquer um que suba numa prancha, aprenda o básico e vá a, pelo menos, um evento na vida já se intitula ou é intitulado por alguns como “Monstrão” e, na maioria das vezes, essa espécie incorpora este título, abre uma escola e começa a proliferar a falta de informação para seus pupilos.

Brasil a fora é fácil você se deparar com escolas sem o mínimo de informação. Eu mesmo já fui alugar um SUP e, sem me apresentar, fiz um teste. Entre minhas perguntas, a primeira foi sobre o salva-vidas e, para minha surpresa, a resposta foi: “Não precisa, a prancha já é seu salva- vidas”. Até que a resposta faria algum sentido se a prancha tivesse leash (cordinha). Como vocês já devem imaginar, não havia.

A dica que dou a todos que queiram adentrar ao esporte e se tornar um aspirante competidor são:

  • Procure um profissional para lhe passar informações sobre o esporte, pesquise sobre esse profissional antes de acreditar em tudo que ele possa te passar;
  • Aprenda um pouco sobre o nosso esporte. Busque informações em sites especializados;
  • Se for comprar equipamento, faça uma pesquisa. Na maioria das vezes, uma conversa com o shaper pode lhe ajudar muito na melhor escolha do equipamento;
  • Na hora de comprar seu remo, pesquise alguns artigos que lhe deixarão muito mais seguro para fazer a compra;
  • Na hora de decidir treinar, procure um profissional habilitado que preencha todos os requisitos, CREF e experiência na modalidade.

Pessoal, essas são algumas dicas de como você pode ingressar no nosso esporte e ter bons resultados, seja como atleta, praticante ou simpatizante.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa