Domingo, Abril 28, 2024
InícioStand Up PaddleDicas simples para evitar acidentes ao praticar SUP

Dicas simples para evitar acidentes ao praticar SUP

Nem todos os locais tem a mesma classificação de dificuldade para a prática do Stand up Paddle. Remar em rio com correnteza por exemplo, só recomendo para aqueles que já tem habilidade. Remar no mar em condições calmas pode ser um bom começo para os principiantes, mas o ideal mesmo é aprender em uma condição de águas bem calmas. Prestar muita atenção ao local que você vai remar pode ajudar a reduzir o risco de acidentes por afogamento. Se você for um iniciante, é recomendável que você pratique apenas em locais conhecidos por suas águas estáveis, como lagoas e represas, na praia, durante o início da manhã, em locais abrigados das ondulações. Também é bom prestar atenção a todos os sinais que estiverem ao redor da área e ver se há salva-vidas de plantão, para que você possa usá-los para determinar se é seguro remar.

Aprenda a ler as condições meteorológicas

Não são apenas as más condições climáticas que aumentam o risco de afogamento. Para os paddleboarders, o vento desempenha um fator significativo na segurança. Muito vento pode empurrá-lo para longe da costa e gerar ondas abaixo de você – ambas são condições comuns em casos de afogamento. Portanto, uma boa regra é aprender a ler as condições do tempo antes de praticar o SUP. Aprenda a entender os mapas meteorológicos comuns, como de direção e da velocidade do vento: isso lhe dará uma compreensão mais abrangente dos relatórios meteorológicos em sua área. Mesmo que pareça um lindo dia, se você perceber que a velocidade do vento não é a ideal, você pode evitar se colocar em perigo.

Para isso indicamos que você acesse o sistema de previsão do Site Surfguru.

Aperfeiçoe suas habilidades de natação

Saber nadar é muito parecido com aprender a andar de bicicleta: uma vez que você saiba, não vai esquecer. Se você não tiver o hábito de nadar, entretanto, suas habilidades podem enferrujar. É por isso que é importante atualizar suas habilidades de natação de vez em quando. Nadar regularmente em condições diferentes, como em uma piscina, um lago ou no mar, pode acostumar seu corpo ao modo como as águas se movem em cada ambiente. Um perigo que você enfrenta quando não nada regularmente é que seus músculos podem não estar mais familiarizados com os movimentos necessários para nadar. Refrescar suas habilidades de natação com um profissional também pode ajudar a lembrá-lo de princípios básicos de segurança, como manter a calma, e qual estilo de natação pode ajudá-lo a sair do perigo.

Contemplar o pôr e o nascer do sol dentro da água é uma sensação inesquecível

As remadas de SUP devem ser repletas de memórias felizes e produtivas. Você pode garantir isso a você e aos outros, dedicando algum tempo para se informar mais sobre como evitar acidentes. Tornar isso um hábito garante que você não só terá uma remada segura, mas também poderá ajudar a olhar para outros entusiastas do paddleboard que você vê quando sai.

Mais algumas dicas são:

– Se for remar a primeira vez, procure um profissional habilitado

– Use o colete salva-vidas

– Use a cordinha (leash)

– Confira seu equipamento antes de entra na água

  • Fique longe de barragens e diques
Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa