Domingo, Abril 28, 2024
InícioCanoa HavaianaDoctor Paddle - Overtraining e Overuse

Doctor Paddle – Overtraining e Overuse

O Overtraining ou excesso de treino e o Overuse ou excesso de uso, há anos é estudado, diversas revistas falam sobre isso e de períodos em períodos, é destaque das manchetes.

E mesmo com esse bombardeio da mídia, incrível que pareça, ainda não foi aprendido a prevenção e o tratamento.

Ambos os problemas, com certeza, são mais comuns nos atletas amadores do que no profissional. O amador, tem a ideia: o negócio é se divertir. De fato, é se divertir, mas respeitando os limites do corpo e principalmente do que tu treinaste.

Com certeza, alguém vai dizer: isso é papo de fisioterapeuta ou de Profissional de Educação Física (não se fala Educador Físico, conforme orientação do Conselho Federal de Educação Física). Sim, é papo de profissional da área da saúde, para não acontecer e continuar a se divertir.

A consequência do trauma ou da lesão, algumas vezes podem trazer sequelas, precisa fazer uma cirurgia ou demandar de um tempo de tratamento muito longo, que pode ser bastante dispendioso. Não é só papo, e sim, de quem vive e vivência esses casos.

No caso do Overtraining, é algo bem complicado e pode ser perigoso, clinicamente falando. Ele é uma sobrecarga dos sistemas orgânicos do corpo, podendo sobrecarregar o coração ou trazer problemas neurológicos, por desidratação, falta de repouso adequado e dentre outros.

Também tem a questão do Overtraining, quando praticado em altas temperaturas. Com uma hidratação realizada de forma errada, tanto na quantidade de líquido ingerido, quanto no uso de bebidas hidroeletrolíticas e também na não hidratação, podem sobrecarregar o sistema de órgão e vísceras.

Já o Oversuse, como o nome já diz, excesso de uso. Quando sobrecarregamos um ou um grupo específico de músculos ou uma articulação. Como exemplo dessa lesão, é o pessoal do halterofilismo (fui para o extremo da força). Não é incomum acontecer uma avulsão do bíceps (quando o músculo descola do osso) e necessita de uma intervenção cirúrgica.  Sobrecarregou tanto que não aguentou, se descolou ou arrebentou.

Como saber se está sofrendo com Overtraining ou Overuse? Conversando com o teu preparado físico, fisioterapeutas e médicos com experiência no esporte.

Existe uma diferença muito grande do alto rendimento para a clínica normal. Eu já tive uma discussão bem complicada com um colega que dividia o consultório. Um paciente dele travou jogando beach vôlei e eu dei algumas dicas de como tentar melhorar. Deu certo e ele jogou no outro final de semana.

O meu colega na época e grande amigo (ainda), ficou furioso comigo e com razão. Expliquei para ele que existe uma diferença do fisioterapeuta do esporte e de clínica e que precisava entender isso, tanto que ajudei o paciente.

Só porque é formado em Fisioterapia, Educação Física e Medicina, entende tudo que envolve o esporte, não se enganem. Rendimento esportivo tanto amador quanto profissional, precisa ter experiência e conhecimento, para avaliar e poder dizer com propriedade, se está ou não com Overtraining e Overuse.

Vamos treinar e competir, com saúde e qualidade!!!

[matéria sugerida pela ilustre remadora gaúcha de SUP Profa. Maju Ernst]

Fabiano Bartmann

Fisioterapeuta – CREFITO 5 / 50266-F

Profissional de Educação Física – CREF 9768-G/RS

Mestre em Biociências e Reabilitação

Especialista em Acupuntura

Professor da Faculdade Sogipa

Bicampeão Gaúcho de SUP Race Master – 2017 e 2018

Membro da equipe Rabbit de SUP

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa