Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioCanoa HavaianaVolta de VA´A na Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ (102...

Volta de VA´A na Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ (102 Km em 48h)

Nossa aventura começou na formação da Canoa, que fechou em três Canoístas (sendo uma híbrida, mistura de Canoísta e Supista) e três Supistas. Andréa Portugal, nossa Híbrida Canoísta e Supista, Profissional de Educação Física e Mentora dessa Expedição; Marllon Texeira, Canoísta Campeão Sul-americano, Brasileiro e Angrense, Capitão da Expedição com experiência de sete voltas na Ilha Grande; Paty Bevy, Canoísta com quatro voltas na IG no curriculum e Atleta Olímpica de Judô; Márcio Lívio, Supista, Profissional de Educação Física Atleta faixa preta de Jiujutsu e o casal de Paula Rodrigues e Luís Antônio Neves Atletas de Stand Up Paddle e integrantes da Família Mapalu, que já realizou a Volta na IG de Sup e agora de VA´A.

1ª Etapa (20Km) – Monsuaba (Continente) x Vila do Abraão (Ilha Grande)

No primeiro dia optamos por uma rota mais curta, que foi de suma importância para ajustar ritmo e técnica da Canoa. Foram 20km, saímos de Monsuaba por volta das 16:30 e chegamos na Vila de Abraão, na Ilha Grande, às 18:40. Apesar de ter sido o trecho mais curto da Expedição, foi o mais crítico e emocionante também. Navegamos com vento leste contra o tempo inteiro, sem contar no quase Huli que sofremos, foi tenso, mas a equipe teve uma reação muito positiva e conseguimos concluir nosso objetivo do dia com boas risadas e adrenalina lá em cima. Já no Abraão fomos muito bem recepcionados e acolhidos na Casa dos Franceses, onde nos recompomos e foi nossa base para planejarmos as sequentes etapas da Expedição.

2ª Etapa (40Km) – Vila do Abraão x Praia do Aventureiro (com paradas no Caixadaço e Parnaióca)

Saímos da Vila do Abraão com destino à Praia do Aventureiro, foi uma remada agradável que nos permitiu testarmos a Canoa com várias formações, sem contar nas paradas obrigatórias pelas Praias Paradisíacas de Ilha Grande. Nossa primeira parada foi na Praia de Caixadaço, uma Praia de pequeno porte, mas de tamanha beleza. Lá nos alimentamos e reidratamos de corpo e alma.

Seguimos rumo à Praia de Parnaióca, foi uma parada mais longa com direito a um refrescante banho na lagoa que se forma do deságue do Rio Parnaióca e onde também fizemos um delicioso almoço. Depois da pausa do almoço, partimos para Praia do Aventureiro, nosso destino final dessa segunda etapa. Montamos acampamento no Camping do Naldo, na verdade, o Naldo disponibilizou duas barracas já montadas, o que facilitou, e muito, a logística dessa Expedição. Foi um momento muito especial na Praia do Aventureiro, além de curtimos um lugar maravilhoso, fomos honrados com uma Lua magnífica para fechar a noite. E o nascer do sol no dia seguinte!? O Astro Rei surgiu do mar para nos recarregar nossa energia e seguirmos nossa navegação.

3ª Etapa (42Km) – Praia do Aventureiro x Monsuaba (com parada na Praia dos Meros, Araçatiba, Lagoa Verde e Lagoa Azul)

A saída da Praia do Aventureiro foi com emoção, tinha ondulação entrando na Praia e a equipe teve que se posicionar e aguardar a calmaria para sair em disparada. Salvaram-se todos!

Paramos na Praia dos Meros, foi nossa última parada na parte de mar aberto da Ilha. Mergulhamos em suas águas cristalinas e reabastecemos nossos reservatórios com a mais pura água direto da fonte. Seguimos então para Araçatiba, e fomos recebidos por nosso amigo e remador Adolpho, o “Finho”, em sua linda Pousada Mar da Lua e esticamos nossa passagem por Araçatiba com um almoço para fortalecer a Canoa. Antes do nosso destino final, passamos pela Lagoa Verde e Lagoa Azul e então cruzamos o canal de volta para casa, onde já estava à nossa espera o Antônio, proprietário da Canoa que nos proporcionou essa linda Aventura e responsável pelo CT de Esportes Náuticos Ho Oponopono.

Conheça os atletas que realizaram o desafio:

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

6 COMENTÁRIOS

  1. Trip sensacional!
    Obrigada por registrar nossos momentos nessa travessia . O lugar foi escolhido por ser um dos mais belos do mundo e a equipe foi formada por atletas que além de amarem o esporte, também tem o mar como fonte de energia .
    Agradeço a excelente matéria .

  2. Que aventura linda! Tenho o prazer de conhecer alguns dos participantes e imagino quantos lugares, quantas paisagens, em suma o esporte é isso! Sempre agrega e encanta, parabéns a todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa