Domingo, Abril 28, 2024
InícioCanoa HavaianaRetrospectiva 2021- A história da Bananinha – A primeira e única canoa...

Retrospectiva 2021- A história da Bananinha – A primeira e única canoa de surfe fabricada no mundo

Poucas pessoas no universo do va’a brasileiro sabem disso, mas o nosso país é o pioneiro na construção de uma canoa voltada exclusivamente para o surfe. A OC1 SURF, idealizada por Celso Filetti, desenvolvida por Diego Vale e lançada pela Evolution Canoe em 2010, é bem mais curta do que uma canoa convencional, com 3,70 metros de comprimento, tem o shape mais arredondado (tanto a canoa quanto a ama) e o bico mais levantado, com um formato parecido com o de uma banana, o que fez com que ganhasse o apelido de Bananinha. Em 2010, a canoa foi testada e aprovada pelos melhores remadores do país, como você pode ver no vídeo histórico que resgatamos e trazemos com exclusividade para vocês.

Como o assunto do surfe de canoa está em alta no país devido ao swell que entrou na costa brasileira na última semana, gerando grandes ondas e aventuras de remadores dropando em diferentes picos, incluindo a Laje da Besta, decidimos resgatar um pouco da história desse equipamento. Esta semana o super campeão Cauê Serra postou em suas redes sociais fotos de 2013 dropando com a Bananinha nas ondas de Juquehy, em São Sebastião (SP). E surgiu a curiosidade: como foi criada e o que aconteceu com essa canoa?

Cauê dropando as ondas de Juquehy em 2013

A OC1 SURF nasceu de um pedido do remador Celso Filetti para a construção de uma canoa infantil. Quando pronta, Diego e Filetti observaram o potencial da canoa para o surfe e a Evolution deu início à fabricação. Desde então, cerca de 50 unidades foram comercializadas. Hoje a Netuno, parceira da Evolution, ainda fabrica a OC1 SURF sob encomenda, com valor de partida de R$ 4.800,00.

Celso Filetti conta de onde tirou a ideia da OC1 SURF. Por incrível que pareça, Bananinha nasceu da ama de uma OC4.

“Um dia eu trouxe a Makaha, uma OC4, lá do Havaí, e a ama tinha um rocker bem grande, uma curvatura bem legal. Na época, meu filho Bruno tinha 8 anos e já tinha uma canoa, e o Juliano tinha uns 4 ou 5 anos. Pensei: vou desenvolver uma canoa pro Juliano, meu filho menor. Falei: essa ama tem uma curvatura muito legal, se a gente colocar um iako e uma ama pequenininha, ele se torna uma canoa. E aí perguntei pro Diego se ele podia fazer. Era tirar uma casquinha e fazer um barco. E ele fez e ficou navegável, foi muito legal, eu tenho essa canoa até hoje”, relembra Celso, pioneiro do va’a no Brasil.

Ao ver a canoa pronta, Celso e Diego fizeram alguns ajustes para que a canoa pudesse ser usada por um adulto: “Teria que ter mais volume. A gente teve que alargar o barco literalmente. O comprimento nós mantivemos e alargamos em circunferência, demos mais volume. Aí veio a OC1 SURF”, relembra Filetti.

O remador, que também é veterinário, explica que, por ser uma canoa menor, Bananinha se encaixa bem nas ondas de beira de praia, não em ondas oceânicas. “Ela é muito solta, é muito leve, é muito manobrável. O leme é igual ao da OC1 convencional, mas como a canoa tem a metade do tamanho, ela se torna muito mais manobrável. Você consegue surfar com uma destreza muito maior”, explica.

E a boa notícia é que vem novidade por aí. Diego sonha em lançar um projeto atualizado da OC1 SURF, com encaixe para os iakos, em vez da amarração da versão original, e outros ajustes:

“É um projeto que merece atenção para ter melhorias. Acredito que dentro de um ano possamos trabalhar nisso.  Com a experiência que já temos, podemos usar o iako de encaixar, como na OC1 convencional. Pois, como vimos com o Pedro Ivo Mello, naquela onda gigante da Besta, quem mais sofreu foram os iakos. Podemos deixar o banco também mais encaixado, não ficar sentado ali fora, para não sentir esse desequilíbrio nela. A canoa pode ser um pouco mais alta, mais barrigudinha, não para os lados, para cima, deixar o cockpit mais encaixado. No geral são as modificações que eu faria nela”, antecipa Diego.

Ainda com essas modificações, não se empolgue, querido leitor. Não é com essa canoa que você vai surfar a Laje da Besta. Diego explica que a OC1 SURF não é feita para ondas grandes:

“Essa canoinha é show de bola, ideal para meio metro de onda, no máximo um metro de onda gorda. Se for um metro de onda cavada, aí não rola. Nas ondinhas mais lisinhas é o maior lazer, é um brinquedão”, conclui.

Então, fica a expectativa para conhecermos de perto a Bananinha versão 2022.

Riena Gasako surfando na sua OC1 SURF Hina

Por: Danielle Chevrand

Danielle Chevrand é jornalista formada pela PUC-RJ em 2002, com passagens pela editoria de Esportes do Jornal do Brasil e pelo esportivo Diário LANCE!. Atualmente é uma das sócias do clube Fusão Va’a, de Niterói. Entre os diversos títulos em competições, foi duas vezes bronze na categoria OC1 Open da Rio Va’a (2018 e 2019), e vice-campeã brasileira de OC2 com Rodrigo Rodrigues em 2019, em Búzios.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

  1. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is excellent blog. A fantastic read. Ill certainly be back.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa