Quarta-feira, Maio 15, 2024
InícioStand Up PaddleRegata Marcílio Dias – Balanço da prova

Regata Marcílio Dias – Balanço da prova

Rolou neste sábado dia 19/06 a 42ª edição da Regata Marcílio Dias, evento tradicional dos esportes aquáticos em Salvador. Como todos os anos a ABASUP (Associação Baiana de Stand Up Paddle), realiza em conjunto com a Marinha do Brasil, a etapa do circuito estadual de Stand Up Paddle. Este ano devido o atual quadro que estamos enfrentando o evento tomou todo os cuidados e seguiu todos os protocolos de segurança contra o COVID-19.

Momentos antes da largada o mar ainda apresentava boas condições

A etapa esta prevista com um percurso de 3, 6 e 9 km e todos os atletas embarcaram na praia da Preguiça, ponto ao lado onde foi dada a largada principal.

Na água os principais atletas da elite do suprace nordestino e brasileiro já que no último ano de circuito, mais da metade dos top 10 do Brasil, eram do estado da Bahia.

Vídeo da Largada

O percurso já em bem conhecido pela maioria dos atletas, pois a largada é dada na Praia da Base da Marinha e faz a volta no Forte São Marcelo. Nesta edição o percurso foi um grande desafio para a maioria dos atletas. A largada foi dada as 08:00 em ponto e junto com ela, um forte vento sul entrou deixado as condições da raia totalmente irregular. Ondas irregulares e um forte backwash atrapalhavam muito a performance dos atletas, e a prova foi um verdadeiro teste de equilíbrio. Na categoria profissional a briga ficou entre o atleta de Itacaré, Jadson Santos e o talento de Salvador Robson Feijão. Os dois abriram bastante do resto do pelotão e travaram uma batalha acirrada, até que na última volta, Jadson abriu uma boa vantagem e conquistou a vitória, assumindo o ranking profissional de 2021. Feijão que mostrou estar em boa forma, ficou com o vice-campeonato, na terceira colocação ficou o atleta master Gustavo Kombi.

Pódio Elite Profissional , Jadson Santos na primeira colocação, segunda colocação Robson Feijão, terceira colocação Gustavo Kombi, quarta colocação Danilo Anderson e na quinta colocação Paulo Rubem “Shock”

Na master profissional, o titulo ficou com Gustavo Kombi,  Paulo Rubem “Shock” ficou na segunda colocação e fechando o pódio na terceira colocação Alex Araújo.

Na categoria feminino a super campeã Babi Brazil, mostrou que está em plena forma e remou lado a lado com os marmanjos conquistando sem muita dificuldade a primeira colocação.  Pela performance de Babi neste evento, não tenho menor dúvida que se ela retornar ao circuito brasileiro de SUP, vai dar muito trabalho as atuais competidoras.

Na categoria amador deu dobradinha dos irmão Mota, com o mais novo Tiago na primeira colocação seguido por Pedro na segunda posição, com Zeba Villas Boas na terceira colocação fechando o pódio.

Pódio Race Amador

Na categoria race amador feminino, o titulo ficou com a atleta Íris Azi, seguida pela atleta Renata Chaves na segunda colocação e fechando o pódio na terceira colocação a atleta Jessica Rollemberg.

Pódio Catgeoria Race Amador Feminino


Paddleboard

Bahia mostra sua força no Paddleboard

A categoria Paddleboard foi um show à parte, e com 15 atletas mostrou que a Bahia é o polo da modalidade no Brasil.

Jader Andrade/ Foto: Maurcio Cunha

Na categoria elite o atleta Jader Andrade foi o fita azul da competição sendo a primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido por Rodrigo Nova na segunda colocação, Genauto França na terceira colocação, Frederico Camerino na quarta colocação e fechando o pódio da categoria “o pai” do paddleboard no Brasil Maurício Abubakir.

Maurício Abukair presente no evento/ Foto: Maurcio Cunha

Na elite feminino a super campeã Sinara Prazos remou forte e conquistou o título da etapa.

Sinara Prazos

Na categoria amador masculino o título ficou com Wilson José dos Santos, seguindo por Jeferson Silva na segunda colocação e Fabio Andrade no terceiro lugar.

Na categoria amador feminino, a atleta Maria Luísa Pereira Borba ficou com a primeira colocação, na segunda colocação ficou a atleta Camila Marchea e Juliana Orrico Viana na terceira colocação.

Nota do Editor:

Esta foi uma das provas mais difíceis que já enfrentei nestes 13 anos de competições no SUP, vi vários atletas de pontas desistirem.  A expressão “O mar Virou”, nunca caiu tão bem em um evento. O forte vento sul deu as caras, e as ondas deixavam praticamente impossível a chegada dos atletas no píer que dava acesso a descida ao forte São Marcelo.  Todos que conseguiram completar esta prova já devem ser sentir vencedores, pois realmente este ano a Regata Marcílio Dias, foi um “Big Challenge” no quesito sobrevivência em alto mar. Deixo aqui meus agradecimentos ao Zé Augusto, por sempre estar brigando e fomentando o Stand up Paddle na Bahia.

Galera reunida

O evento contou com a organização da ABASUP, e apoio da Capitania dos Portos de Salvador e da Marinha do Brasil.

Confira todos os resultados, baixando lista de classificação abaixo:

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa