Rolou neste sábado dia 19/06 a 42ª edição da Regata Marcílio Dias, evento tradicional dos esportes aquáticos em Salvador. Como todos os anos a ABASUP (Associação Baiana de Stand Up Paddle), realiza em conjunto com a Marinha do Brasil, a etapa do circuito estadual de Stand Up Paddle. Este ano devido o atual quadro que estamos enfrentando o evento tomou todo os cuidados e seguiu todos os protocolos de segurança contra o COVID-19.
A etapa esta prevista com um percurso de 3, 6 e 9 km e todos os atletas embarcaram na praia da Preguiça, ponto ao lado onde foi dada a largada principal.
Na água os principais atletas da elite do suprace nordestino e brasileiro já que no último ano de circuito, mais da metade dos top 10 do Brasil, eram do estado da Bahia.
Vídeo da Largada
O percurso já em bem conhecido pela maioria dos atletas, pois a largada é dada na Praia da Base da Marinha e faz a volta no Forte São Marcelo. Nesta edição o percurso foi um grande desafio para a maioria dos atletas. A largada foi dada as 08:00 em ponto e junto com ela, um forte vento sul entrou deixado as condições da raia totalmente irregular. Ondas irregulares e um forte backwash atrapalhavam muito a performance dos atletas, e a prova foi um verdadeiro teste de equilíbrio. Na categoria profissional a briga ficou entre o atleta de Itacaré, Jadson Santos e o talento de Salvador Robson Feijão. Os dois abriram bastante do resto do pelotão e travaram uma batalha acirrada, até que na última volta, Jadson abriu uma boa vantagem e conquistou a vitória, assumindo o ranking profissional de 2021. Feijão que mostrou estar em boa forma, ficou com o vice-campeonato, na terceira colocação ficou o atleta master Gustavo Kombi.
Na master profissional, o titulo ficou com Gustavo Kombi, Paulo Rubem “Shock” ficou na segunda colocação e fechando o pódio na terceira colocação Alex Araújo.
Na categoria feminino a super campeã Babi Brazil, mostrou que está em plena forma e remou lado a lado com os marmanjos conquistando sem muita dificuldade a primeira colocação. Pela performance de Babi neste evento, não tenho menor dúvida que se ela retornar ao circuito brasileiro de SUP, vai dar muito trabalho as atuais competidoras.
Na categoria amador deu dobradinha dos irmão Mota, com o mais novo Tiago na primeira colocação seguido por Pedro na segunda posição, com Zeba Villas Boas na terceira colocação fechando o pódio.
Na categoria race amador feminino, o titulo ficou com a atleta Íris Azi, seguida pela atleta Renata Chaves na segunda colocação e fechando o pódio na terceira colocação a atleta Jessica Rollemberg.
Paddleboard
A categoria Paddleboard foi um show à parte, e com 15 atletas mostrou que a Bahia é o polo da modalidade no Brasil.
Na categoria elite o atleta Jader Andrade foi o fita azul da competição sendo a primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido por Rodrigo Nova na segunda colocação, Genauto França na terceira colocação, Frederico Camerino na quarta colocação e fechando o pódio da categoria “o pai” do paddleboard no Brasil Maurício Abubakir.
Na elite feminino a super campeã Sinara Prazos remou forte e conquistou o título da etapa.
Na categoria amador masculino o título ficou com Wilson José dos Santos, seguindo por Jeferson Silva na segunda colocação e Fabio Andrade no terceiro lugar.
Na categoria amador feminino, a atleta Maria Luísa Pereira Borba ficou com a primeira colocação, na segunda colocação ficou a atleta Camila Marchea e Juliana Orrico Viana na terceira colocação.
Nota do Editor:
Esta foi uma das provas mais difíceis que já enfrentei nestes 13 anos de competições no SUP, vi vários atletas de pontas desistirem. A expressão “O mar Virou”, nunca caiu tão bem em um evento. O forte vento sul deu as caras, e as ondas deixavam praticamente impossível a chegada dos atletas no píer que dava acesso a descida ao forte São Marcelo. Todos que conseguiram completar esta prova já devem ser sentir vencedores, pois realmente este ano a Regata Marcílio Dias, foi um “Big Challenge” no quesito sobrevivência em alto mar. Deixo aqui meus agradecimentos ao Zé Augusto, por sempre estar brigando e fomentando o Stand up Paddle na Bahia.
O evento contou com a organização da ABASUP, e apoio da Capitania dos Portos de Salvador e da Marinha do Brasil.
Confira todos os resultados, baixando lista de classificação abaixo: