Paddle Guide – Paraíba não é um estado tão explorado pelo turismo quanto outros estados da região, mas para quem prefere encontrar praias mais vazias, em um visual paradisíaco, escolheu o lugar certo.
Meu amigo Leonardo Ferreira, um dos precursores do SUP no estado, fala um pouco sobre a evolução do SUP na região e dá dicas dos melhores picos para a prática do esporte na região, confira:
Como está a evolução do SUP em João Pessoa?
Apesar de ter várias raias boas para remar de SUP, o esporte em João Pessoa ainda engatinha como esporte competitivo. Muita gente ainda está pratica recreativa e aos poucos surgindo competidores.
Qual as praias que oferecem melhores condições para a prática do Sup Race aí na Paraíba?
Na grande João Pessoa a maioria das praias tem boas raias para o SUP RACE. Na minha opinião Cabo Branco, Bessa (Caribessa) e a orla de Cabedelo (Ponta de Campina, Poço, até o Farol da Pedra Seca), são os melhores picos.
Qual a faixa etária das pessoas que procuram a escola para as aulas?
No “boom” do Stand Up em 2013/2014 isso era generalizado aqui. Depois ficou mais seletivo por pessoas adultas de 30 há 60 anos.
Sabemos que a Paraíba é exuberante em belezas, fale um pouco dos principais picos da região.
Temos várias praias com piscinas naturais, (Seixas, Bessa, Ponta de Campina, Camboinha), e temos opções de água doce nos Rios. O Rio Paraíba que desagua na grande João Pessoa é uma ótima opção, e se for no horário do Pôr do Sol na praia do Jacaré é possível remar do lado de um musico em uma canoa tocando Bolero de Ravel em um sax (atração à parte). Outros rios nas regiões de Reservas Indígenas (Camurupim) e na última praia do estado a Barra de Camaratuba. Essas opções já bem explorado pelas remadas que a TOD Sports realizou desde 2014. Outras opções pouco exploradas são as represas e açudes do interior do estado como o Açude na cidade de Boqueirão que abastece aproximadamente 18 cidades e o Açude de Coremas um dos maiores do Nordeste.
Qual os melhores picos para a prática do Supwave?
Lajes do Cabo Branco, Lajes do Bessa (Havaizinho), Bessa (Graminha), Mar dos Macacos, Laje Barretas. A baia da praia de Coquerinho com ondas perfeitas e longas (Cidade do Conde- Litoral sul). As praias do Litoral Norte, também tem várias opções de ondas!
Qual tipo de pranchas vices usam para a iniciação dos alunos?
Usei por muito tempo pranchas infláveis nos tamanhos 11 /12 pés bem largas para iniciar e de acordo com a evolução, ia oferecendo opções de pranchas rígidas menores sempre trocando informações para saber os que o remador gostaria mais de fazer no sup.
Como está a evolução do SUP competição em João Pessoa?
Desde 2014 começamos a fazer eventos fora da praia onde temos nossa base no Cabo Branco. E a partir de 2016 começamos a fazer competições. Já em 2017 despontaram alguns remadores com potencial. Começamos a procurar fazer provas com as mesmas distâncias das que eram realizadas em estados mais evoluídos no esporte e foi surpresa ver os tempos que estavam sendo feitos aqui. Tempos que já levariam nossos remadores para pódios se comparar aos que eram feitos nas provas de referência.
No SUP Wave, temos o Jr. Mantega que sempre se destaca em competições Nacionais e já foi Campeão Brasileiro na época da categoria Sup Surf ( atual Fun Race), e o Chicó Moura que foi campeão Brasileiro Grand Master, fez parte de várias barcas para a Urca do Minhoto surfando o último swell gigante que rolou por lá de sup wave.