Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddlePaddle Dicas – Segurança na água

Paddle Dicas – Segurança na água

Paddle Dicas – 6 Tópicos de segurança na prática do Stand Up Paddle

Segurança no SUP é um tópico importante, mas na maioria das vezes infelizmente não tem a importância que merece. Conforme nosso esporte explodiu em popularidade, ele atraiu muitos novatos com pouca ou nenhuma experiência quando se trata de segurança aquática.

Devido a este fato, é nossa obrigação fazer a nossa parte para educar os novos remadores sobre as práticas básicas de segurança na água.

Ficar seguro na água é muito fácil de fazer, mas depende muito de informação e também bom senso. Nesta matéria, vamos listar 6 itens de segurança de SUP essenciais que ninguém deveria ficar sem. Cada item desta lista é acessível e desempenha um papel importante na prevenção de incidentes desnecessários.

1. Colete salva-vidas ou PFD (dispositivo de flutuação pessoal)

Paddle Dicas
Paddle Dicas

Em primeiro lugar em nossa lista está um colete salva-vidas ou um salva-vidas. Muitos remadores superestimam suas habilidades de natação e desconsideram esse item básico de segurança, mas um colete salva-vidas ou PFD é algo que você nunca deve deixar para trás ao entrar no mar.

Quando se trata de flutuação, a maioria dos remadores costuma usar um colete salva-vidas tradicional ou cinto inflável PFD. Estes dois coletes exercem a mesma função, sendo que cada um deles tem características melhores ou piores para cada modalidade.

Os coletes salva-vidas são uma ótima escolha pelo simples fato de serem inerentemente flutuantes e não requerem nenhuma ação por parte do remador para serem ativados. Lembrando que somente o colete cervical que é homologado pela Marinha, tem a função de deixar o corpo boiando com a cabeça para fora da água. Para competições existem várias marcas que oferecem modelos bem anatômicos que se ajustam perfeitamente ao corpo.

2. Leash (Cordinha)

Paddle Dicas
Paddle Dicas

A cordinha é outra peça extremamente importante do equipamento de segurança, e elas são tão leves e confortáveis ​​que você nem vai saber que está usando um.

A cordinha evita que você se separe de sua prancha, algo que pode acontecer muito rápido se você estiver lidando com condições de vento, ondas agitadas e fortes correntes. Esse tipo de acidente é o mais comum e pode ser mortal se você estiver longe da costa, ou numa condição de correnteza.

3. Apito de Segurança

O apito de segurança é um pequeno acessório importante para ter à mão no caso de surgir uma situação de resgate. Ter a capacidade de pedir ajuda quando surge uma emergência pode salvar vidas.

Outra razão pela qual você deve sempre ter um apito de segurança quando estiver remando é para avisar ou se comunicar com os velejadores. Se surgir uma situação em que um velejador não saiba que você está por perto, um apito de segurança será uma forma de alertá-lo de sua presença.

4. Leash com dispositivo de liberação rápida (para River SUP)

Paddle Dicas
Paddle Dicas – Dispositivo de liberação na cintura do remador

Se você for remar em rios, é muito importante usar um leash de liberação rápida. Existem modelos específicos para esta modalidade com o velcro para prender no braço, ou atém mesmo no colete. Nunca use um leash convencional de tornozelo, pois o mesmo pode enroscar em alguma pedra ou galho, este é um erro que é cometido por muitos remadores.

5. Lanterna à prova d’água (se remar após o pôr do sol)

Paddle Dicas
Paddle Dicas

Para aqueles momentos em que você está na água após o pôr do sol com e pouca visibilidade, você precisará de uma lanterna à prova d’água. Além de iluminar seu caminho este dispositivo serve como alerta para que outras embarcações possam lhe enxergar e com isso evitar graves acidentes.

6. Proteção Solar

Por último, mas não menos importante, proteger sua pele da superexposição ao raios do sol é algo que pode ser deixado de lado, mas o assunto é sério, pois além de insolação, em alguns locais do Brasil o índice de câncer de pele é altíssimo e a proteção solar não deve ser esquecida.

Considerações finais

Espero que você tenha gostado desta lista, é claro que como disse no começo desta matéria o bom senso serve de termômetro e com certeza irá lhe ajudar muito em qualquer pratica que você for fazer seja na terra, água ou ar. Muito importante é que todos os profissionais que trabalham com o esporte, além de praticar o uso dos quesitos de segurança, conscientizem seus alunos a fazerem o mesmo.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa