A coluna Mestre das Plainas, assinada pelo nosso editor Alex Araújo, vai mostrar o talento e trabalho dos fabricantes nacionais das pranchas de Stand up Paddle e Paddleboard. Nesta terceira matéria, conversamos com o shaper Paolo Castro.
QUANTO TEMPO DE SHAPER?
Shaper Paolo Castro, 23 anos de carreira no mundo do surf. Iniciei em 1998.
A princípio, foram vários projetos com pranchas de surf boards, evoluindo para Stand Up Paddle e Stand Up Race.
Laminei sua Primeira prancha em EPS em 2001 com a seda da COMPACT SURFBOARDS.
Em 2016 iniciei a sociedade com Pedro Pereira (Pedrão), hoje sócio e irmão, back shaper da marca. Com um perfil voltado para a área de marketing, nasce a COMPACT RACE PRO, iniciamos no mercado de Stand Up Race, uma evolução contínua. Desde então não paramos mais.
Contamos com uma equipe interna de ponta que já atuaram nas maiores fábricas Europeias.
COMO VÊ O CRESCIMENTO DAS PRANCHAS DE STAND UP PADDLE RACE?
Por se tratar de um esporte acessível e em contato com a natureza, a cada dia cresce o número de adeptos, tanto, para aqueles que querem lazer e recreação para travessias, como para atletas de alta performance, que buscam sua prancha mágica. Trabalhamos em Beta contínua.
Nossos atletas são importantes para o aprimoramento e desenvolvimento de nossos equipamentos, tendo com eles o feedback necessário para a evolução da Races.
QUAL O PRINCIPAL DIFERENCIAL DA COMPACT SURFBOARDS?
Nosso diferencial é o canal direto, cliente x Shaper. O equipamento é desenvolvido de acordo com biotipo de cada praticante, estreitando assim, a relação com o cliente.
Aqui na Compact você acompanha a construção da sua Stand Up Race, tendo a oportunidade de participar do desenvolvimento do seu projeto até o produto final.
QUAL A TECNOLOGIA E COMO SÃO FEITAS AS PRANCHAS COMPACT?
Empregamos na construção das Races, o que tem de melhor em composites no mercado nacional: blocos EPS e para maior leveza, substituímos a longarina em madeira por longarina em fibra.
As Races são projetadas no software Shape 3D proporcionando tecnologia e simetria perfeita. Entregando o produto final com o volume preciso para cada remador.
Para maior rigidez e resistência da Race empregamos no exoesqueleto carbon tape ( deck, botton e bordas ).
Utilizamos dois tipos de laminação na construção: a convencional e à vácuo, nesse processo de construção à vácuo, é retirado todo excedente de resina epóxi, deixando o equipamento leve, forte e resistente.
COMO ESTÁ A EQUIPE COMPACT HOJE?
O essencial para uma boa equipe, é você manter sempre o feedback sobre o equipamento, deixando-os à vontade para a evolução contínua das pranchas.
Os atletas são fundamentais no processo da evolução do equipamento.
[…] Confira a matéria especial que o shaper cedeu ao site Paddle News, clique aqui! […]