A coluna Mestre das Plainas, assinada pelo nosso editor Alex Araújo, vai mostrar o talento e trabalho dos fabricantes nacionais das pranchas de Stand up Paddle e Paddleboard. Nesta quinta matéria, conversamos com o shaper Marcelo Kaneca.
QUANTO TEMPO DE SHAPER?
Comecei a shapear em 1967, inaugurei minha primeira fábrica em 1969. Em 1971 já tinha a maior fábrica de pranchas do país, vendíamos pranchas para o Brasil inteiro. No Brasil fomos um dos primeiros a fabricar Stand Up Paddle, a gente vem trabalhando no crescimento das pranchas junto com as marcas gringas desde o começo.
COMO VÊ O CRESCIMENTO DAS PRANCHAS DE RACE?
O mercado vem mostrando uma grande melhora e tenho certeza que assim que este quadro que estamos passando se normalizar, o SUP voltará a ter seu crescimento natural. Em relação as pranchas race, ainda sinto falta de se desenvolver uma cultura no Brasil, começarem a desenvolver modelos com muita referência internacional. Temos que sair na frente como fazemos em exemplo nas sup wave, e hoje somos referência neste segmento no mundo todo.
QUAL O PRINCIPAL DIFERENCIAL DA PRANCHAS KANECA?
O principal diferencial é pela experiência que temos no mercado, com este tempo conseguimos avaliar bem o que funciona, o que não funciona, o virou moda e que é tendência. Mas o nosso maior diferencial é amar o que fazemos e ter o compromisso de sempre entregar o melhor.
QUAL TECNOLOGIA E COMO SÃO FEITAS AS PRANCHAS KANECA?
Acabamos de montar uma super fábrica no Rio de Janeiro, são 500m2 com uma estrutura muito parecida com a fábricas que existem na China. Esta estrutura nos dá condição de fazer pranchas com o máximo de qualidade, salas amplas onde é possível armazenar pranchas 14 pés em pé, fora o investimento que fizemos em um forno, que quase ninguém tem. Investimos muito em ideias, nossos modelos são todos criados por mim, não copio pranchas de nenhuma outra marca.
COMO ESTÁ A EQUIPE KANECA HOJE?
Hoje tenho uma equipe de amigos, que usam minha prancha. Costumo a trabalhar desta forma.
COMENTE UM POUCO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS PRANCHAS KANECA:
Estamos trabalhando com vácuo, moldes, fora que o forno nos ajuda a curtir as fibras e vitrificar as resinas com muito mais eficiência. Produzi muitas pranchas na China, e hoje estou usando todo este conhecimento que adquiri por lá, aplicando aqui no Brasil.
DEIXE UM RECADO PARA OS NOVOS REMADORES:
Para os praticantes de Stand Up Paddle deixo meu recado: O SUP é um esporte que proporciona uma super diversão. O esporte lhe proporciona uma grande qualidade de vida, e tem o poder democratizar bastante a diversão.
Para os Fabricantes: Usem a tecnologia, mas não achem que a tecnologia vai mudar nada. A tecnologia só te ajuda, o que muda são as ideias e as cabeças. Se aprofundem bastante nos estudos de hidrodinâmicas e cascos, e usem a tecnologia para colocar isto em prática.
Mestre das Plainas – Marcelo Kaneca – Paddle News
[url=http://www.ghkov7w3518eq1v888k0tej2970npl79s.org/]uwxtmwtrd[/url]
wxtmwtrd http://www.ghkov7w3518eq1v888k0tej2970npl79s.org/
awxtmwtrd