ISA World SUP e Paddleboard 2024 – Copenhague recebe os melhores remadores do mundo na abertura oficial do Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard ISA de 2024.
Hoje, a competição foi oficialmente declarada aberta para o ISA World SUP & Paddleboard Championship (WSUPPC) de 2024. As ruas de Copenhague ressoaram com aplausos e cânticos do mundo todo durante uma energética Cerimônia de Abertura que abrangeu muitos pontos turísticos da cidade.
Mais de 180 atletas, representando 41 equipes nacionais, marcharam ao longo do deslumbrante porto de Copenhague e dos pitorescos canais para o Desfile das Nações, hasteando suas bandeiras alto enquanto orgulhosamente representavam seus países. As bandeiras de oito equipes, de três continentes, apareceram pela primeira vez em um desfile da WSUPPC; Letônia, Líbano, Noruega, Escócia, Senegal, Eslováquia, Coreia do Sul e Tailândia.
Após a chegada à Royal Public Library, a tradicional Cerimônia Sands of the World da ISA começou. Um porta-bandeira e um despejador de areia de cada equipe nacional despejaram areia de sua praia local em um único recipiente como um símbolo da reunião pacífica das nações por meio do surfe.
Em uma demonstração cultural exclusiva do esporte, ‘The SUP Drummers’ agitou a multidão ao criar música inteiramente baseada no uso de pranchas de SUP como instrumentos.
Os atletas reunidos foram representados no palco pelo medalhista de ouro da SUP Sprint Race de 2023, Noic Garouid (FRA), que fez um juramento de bom espírito esportivo ao lado da Oficial de Corrida da ISA, Andreia Silva . Também estavam presentes no palco Jens Kristian Lütken , Prefeito de Emprego e Integração da Cidade de Copenhague, Jakob Færch , Presidente do Comitê Organizador Local e Membro do Comitê Executivo da ISA, e Robert Fasul o, Diretor Executivo da ISA.
O prefeito Lütken disse: “Este campeonato realmente captura o espírito de Copenhague. Foi um movimento muito forte quando a ISA escolheu Copenhague como destino para a copa do mundo. Aqui em Copenhague, podemos não ter as grandes ondas do Havaí, mas temos um dos portos mais limpos do mundo e algumas das pessoas mais gentis também.”
Falando por vídeo, o presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:
“Obrigado a Jakob Færch, nossos amigos do Sport Event Denmark e, claro, a todos na Dinamarca por nos receberem mais uma vez neste lindo país e nesta linda cidade. Desejo a todos os competidores o melhor momento. Sei que vocês vão se lembrar deste evento pelo resto da vida.
“Vamos continuar a empurrar o SUP para os Jogos Olímpicos. Sei que tem sido frustrante. Pedimos que o SUP fosse incluído nos Jogos de Tóquio, fomos rejeitados. Pedimos que o SUP, é claro, fosse incluído nos Jogos de Paris e em Los Angeles. Continuaremos a apoiar e trabalhar com todos vocês para ver o SUP como parte dos Jogos Olímpicos, como ele merece ser. Aproveitem a competição e divirtam-se.”
A competição começará amanhã no Amager Strandpark às 12:00 CEST com o SUP Technical Racing.
Clique aqui e confira os atletas que fazem parte do Time Brasil!