Terça-feira, Maio 14, 2024
InícioCanoa HavaianaPaddle Training - Treinameto usando o Bosu

Paddle Training – Treinameto usando o Bosu

Bosu, medicine ball, fitball, fita de suspensão, disco de equilíbrio. Há diversos meios de tornar uma superfície instável. Mas quando retiramos a estabilidade de uma pessoa, modificamos diversos fatores em seu corpo, como propriocepção, equilíbrio, força, potência, amplitude de movimento e velocidade.

Perceba que a intensificação, em qualquer âmbito de qualquer exercício, requer uma consciência e uma ativação postural e muscular mais avançada.

Diante de dezenas de materiais, conteúdos e treinos disponíveis na internet, há um grande número de pessoas que partem do princípio de que podem executá-los, não somente sem o acompanhamento de um profissional capacitado, mas também sem sequer ter uma condição músculo-postural adequada.

Todo esse material e conteúdo disponível são ótimos para o acervo cultural e esportivo da pessoa, mas se aplicados erroneamente podem ocasionar lesões e queda de rendimento, já que segundo a comprovação de alguns estudos, exercícios em superfícies instáveis reduzem a força, potência, velocidade e amplitude de movimento (Behm e Colado, 2012 e 2013; Behm et al., 2015).


Porém, em se tratando de esportes com remo, o estímulo de músculos antagonistas* e a ativação do core**, são muito mais exigidos e têm um aumento significativo de ativação em exercícios com instabilidade superficial.

Alguns desse benefícios incluem:

  • melhora postural; a instabilidade gerada proporciona uma tendência do corpo buscar uma maneira de manter a postura, adquirimos assim uma melhora na consciência corporal. Além de nosso sistema nervoso “aprender” a fazer a manutenção da postura durante o período de instabilidade.
  • melhora na propriocepção, equilíbrio e controle neuromuscular; acessórios de treinamento com base instável ajudam muito a melhorar essas habilidades devido à imprevisibilidade, exigindo do corpo uma rápida adaptação. Melhorias essas que também acabam por prevenir lesões.
  • estabilização do core**; como o próprio nome já diz, o NÚCLEO, os músculos que sustentam e estabilizam nosso tronco e nossa coluna se fortalecem e trabalham constantemente durante toda essa instabilidade ocasionada.
    O treino, para um atleta profissional ou amador, é tão importante quanto o acompanhamento de um profissional capacitado durante a sua execução. Pois pior do que não ter um rendimento esperado e ter uma lesão inesperada.

*MÚSCULO ANTAGONISTA (músculo cuja contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo contrai)

**CORE (musculatura da região lombar, pélvis, abdômen, períneo e quadril com 29 pares de músculos)

Por: Katia Totina

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa