Paddle dicas – O que é treino de força? Consiste em um treino que tem como foco principal aumentar o recrutamento das unidades musculares. Sendo assim, esse treino faz com que o corpo exija uma quantidade muito maior de fibras musculares para suprir a resistência imposta durante os exercícios.
Para os esportes a remo, o treino de arrasto é muito bom para ganhar força especifica. Fazer um treino de força na academia ou fora da água também é bom, mas este treino especifico irá lhe ajudar muito em suas remadas. Um programa estruturado de treinamento de força para remadores pode ser eficiente na mudança da composição corporal, podendo influenciar nos resultados de competições.
Segue algumas dicas de como fazer e que usar:
– Seguindo um trabalho com meu treinador, fazemos no máximo 30 minutos deste treino distribuído em alguns dias na planilha mensal.
O que usar?
Pode se usar desde um leash (cordinha) arrastando para fora da prancha ou canoa, mas também tem uns paraquedas de corridas que funciona muito bem.
– Sacolas de supermercado, faça furos na sacola de forma que a água possa passar, quanto maior a quantidade de furos, menos arrasto faz
– Se você tiver uma prancha menor, ou até mesmo um SUP inflável, também serve
– Na canoa costumo colocar o leash da prancha amarrado no yaco e jogo na água. Amarro no saco para não correr o risco de enroscar no leme.
- Outra dica legal é trabalhar com garrafas pet, de 1 ou dois litros, com isso você pode trabalhar bem a relação de esforço.
– Além destas opções, você pode furar uma bolinha de tênis e passar uma corda no meio dela e amarra na embarcação com a bolinha ficando no fundo da prancha ou canoa.
Toque do Profissional :
Esse treino de arrasto é o que chamamos Treinamento de Força Especial, é o treinamento de força no hábitat do esporte ou o mais próximo com uso de algum componente que aumente a persistência de deslocamento imprimindo uma força extra, além do normal. Pode ser realizado também, em condições adversas do meio, como remar contra correnteza e/ou contra o vento.
Aproveitando para traçar um paralelo desse treino de Força especial ( TFE) x treinamento Geométrico (TG)., o TG se assemelha bastante com o TFE, porque quando o treino no formato de uma figura geométrica contornando boias o atleta pega ventos de várias direções e correntes também com velocidade talvez maior do que o TFE, em condições Flat com utilização de algum objeto ou equipamentos o TFE se equipara ou até podendo superar a depender da característica de cada atleta, sempre utilizei o TFE e agora associado ao TG pode acontecer algo surpreendente .vamos aguardar as provas.
Confira mais matérias sobre treinamento na canoa havaiana, stand up paddle e surfski. clique aqui!!