Terça-feira, Maio 14, 2024
InícioCanoa HavaianaMadeirarte - Qualidade, resistência e durabilidade para sua canoa havaiana

Madeirarte – Qualidade, resistência e durabilidade para sua canoa havaiana

O precursor da canoa havaiana da Bahia e do nordeste, o remador experiente Frank Faro vem desenvolvendo um novo iako super resistente e ideal para você que quer extrema segurança nas suas remadas. Conheça um pouco dos ‘Super Iacos”.

Iacos altamente resistentes

Com o crescimento da canoagem vieram mais canoas, mais clubes e mais remadores iniciantes de todos os níveis, onde no verão as raias estão tranquilas sem ondas, ventos brandos e correntes leves.

Com a chegada do inverno as condições mudam, exigindo mais dos remadores e dos equipamentos. Os catamarãs vêm navegando em vários clubes já que a demanda aumentou e sendo usados iakos de uma madeira, seja elas 4×6 ou 5×5 cm de angelim, cambará ou maçaranduba, madeira de telhado, fortes e pesadas.

Porém, com veias na mesma direção ao navegar em ondulações as canoas sobem e descem fazendo uma pressão com o peso chegando a envergar algumas delas.

No caso da amarração com borrachas, se não estiver com bastante pressão, a tendência de folgar e soltar lateralmente aumenta fazendo com que as canoas se separem, com isso virem alagando e se soltando.

Por isso resolvi investi em “superiakos” 5,5×8,5 de camadas de madeira coladas com Titebond a prova d’água a melhor cola do mercado, além de seladas com resina para ficarem impermeáveis e mais resistentes.

Super Iacos

Venho testando várias madeiras de densidade e pesos diferentes, assim como comprimento, que não precisa ser tão longo, já que as canoas mais juntas forçam menos os iakos.

Com um eva grosso para proteger a wae e a madeira, pode se usar fitas ou borrachas e apertar o suficiente para uma boa amarração.

Nas remadas de pôr do sol e lua cheia, estou fazendo um furo na ponta para adaptar um sinalizador náutico para a navegação noturna com segurança, já que o aumento de embarcações vem crescendo a cada dia nos portos e praias do Brasil nessa década dos oceanos.

Iacos sendo colocados a prova

Então fica a dica para que você não tenha surpresa na sua canoa, reforce seus iakos, faça sempre uma boa manutenção com verniz ou resina, use borrachas e cabos novos e sinta se seguro navegando com seus remadores sem problemas nesse inverno que está para chegar.

Para encomendar ou saber mais sobre os Iacos, acesse a página do Instagram:

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa