Terça-feira, Maio 14, 2024
InícioCaiaqueAventureiro Richard Kohler realiza travessia inédita feita por um caiaque cruzando o...

Aventureiro Richard Kohler realiza travessia inédita feita por um caiaque cruzando o Atlântico Sul.

Esta semana tive a oportunidade bater um papo com o aventureiro Richard Kohler , que está realizando uma travessia da Cidade do Cabo, África do Sul até o Brasil, com previsão de chegar esta semana na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Esta é uma travessia inédita realizada por um caiaque cruzando o Atlântico sul.

Esta é uma história sobre resistência, coragem contra todas as adversidades e a indomabilidade do espírito humano. À medida que o mundo encolhe e as oportunidades de aventura diminuem, é preciso um homem de visão única para ser a primeira pessoa a remar sozinho e sem apoio em um caiaque pelo sul do Oceano Atlântico.

TRAVESSIA DO BEM

Nesta travessia o remador busca fundos para o programa operação Sorriso.

A Operação Sorriso opera há 35 anos em 34 países, com milhões de crianças impossibilitadas de obter atendimento médico especializado e caro. A cada R$ 5.500 arrecadados, outra criança pode receber a operação.

O Country Manager da Lauren Bright Operation Smile disse que “é uma honra ter alguém como Richard Kohler escolhendo a Operation Smile como sua beneficiária e aceitando um desafio tão grande, para ajudar a arrecadar fundos para crianças e adultos nascidos com fissura labiopalatal – para ajudar mudar vidas; um sorriso de cada vez.’

Acompanhe a travessia em tempo real:

CONFIRA A ENTREVISTA:

PN: CONTE-NOS UM POUCO SOBRE ESSA AVENTURA?

RICHARD KOHLER: Andar de caiaque sozinho e sem apoio da Cidade do Cabo até Salvador, Bahia foi um grande desafio, realizar esta travessia com sucesso até o momento é uma grande satisfação, pois será  a primeira travessia de caiaque com tração humana no Oceano Atlântico Sul.

Para sobreviver por até 80 dias no oceano aproveitando as ondulações, significa que o caiaque precisa ser relativamente grande. Tem uma pequena cabine na frente onde faço minha navegação, preparo da comida e descanso.

Richard e seu caiaque

O caiaque é equipado com painéis solares para carregar as baterias necessárias para a navegação e, o mais importante, para operar o gerador de água que converte a água do mar em água potável.

A maior parte desta viagem é a fortaleza mental. Remar 10 a 12 horas por dia é fisicamente difícil, mas o controle mental é a parte mais difícil desta aventura.

PN: Sabemos o quão nobre é a sua intenção e o objetivo deste projeto, de onde veio esta motivação?

RICHARD KOHLER: Alguns anos atrás, eu remei sozinho em um surfski por toda a costa da África do Sul. Foram 3300km e foram 70 dias de remada. Fiz isso em prol da Operação Sorrisos. Acredito que todos devem começar a vida em pé de igualdade e crianças nascidas com fissuras não têm essa oportunidade. Esta travessia do oceano é como posso fazer a diferença na vida destes jovens.

Pôr do sol e a tempestade chegando

PN : Qual foi a pior condição que você conseguiu durante a viagem?

RICHARD KOHLER: As duas primeiras semanas foram de longe as mais difíceis. As piores condições desenvolveram-se na segunda semana quando o mar subiu para swell com ondas acima dos 5 metros e ventos acima dos 40 knots. O pior período culminou durante a noite com as ondas quebrando em cima do meu caiaque tentando rolar para cima e para baixo na face da onda.

Felizmente, o design do caiaque era perfeito e ele não virou ou rolou. Foi muito assustador estar em um barco tão pequeno naquelas condições.

Richard no melhor estilo naufrago depois de mais de 50 dias no mar

PN: Projetos como o seu, que inspiram pessoas, deixe um recado para nossos leitores:

RICHARD KOHLER: A vida é terminal. Nenhum de nós vai viver para sempre. O tempo está passando.

Saia do sofá e viva uma aventura. Empurre sua zona de conforto. É assim que você cresce como pessoa. Não precisa ser uma grande aventura como cruzar um oceano. Pode ser apenas fazer algo novo. O que você está esperando?

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa