Domingo, Janeiro 12, 2025

Apoio

InícioCanoa HavaianaExpedição Vou de Canoa - 400km pelo litoral do rio de Janeiro...

Expedição Vou de Canoa – 400km pelo litoral do rio de Janeiro à bordo de uma canoa a vela

Uma expedição inédita realizada em uma canoa polinésias está percorrendo o litoral do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de levar educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social.

A canoa escolhida para esta missão possui características semelhantes às antigas canoas de travessia dos povos do Oceano Pacífico, tendo como principal característica o casco duplo, o jogo de mastro e vela e uma plataforma central capaz de suportar o peso de toda a tripulação mais as suas bagagens.

A expedição é protagonizada pela idealizadora do Projeto Vou de Canoa, Luiza Perin, e o historiador Wagner Cataldo, quem desenhou e construiu a canoa. Por iniciativa do projeto que dá nome à expedição, eles pretendem impactar 250 crianças da rede pública de ensino em três eventos realizados nos principais pontos de parada da travessia: Búzios, Rio de Janeiro e Paraty.

As ações promovidas pela equipe durante o percurso pelo litoral irão reunir crianças nas praias para viver uma experiência completa com o Projeto Vou de Canoa.

Ação ambiental realizada com as crianças do projeto Circolo Social.


Passeios na própria canoa da travessia e participação em atividades lúdicas de educação ambiental para a preservação dos mares fazem parte do circuito educativo.

Dentre as atrações, as crianças terão a chance de conhecer a exposição sensorial do projeto onde poderão segurar e tocar em conchas, corais, ossos de baleia, arcada de tubarão e demais elementos naturais que compõem a coleção de curiosidades marinhas do projeto. “Essa expedição materializa e dá vida ao nome do Projeto Vou de Canoa, é a manifestação de seu propósito, em que ‘vamos de canoa’ na missão de sensibilizar crianças para a nossa mensagem”, diz Luiza. “A canoa é um elemento cultural de grande valor e expressão para a perpetuação de saberes de povos ligados ao mar e representa a bandeira de uma importante e necessária reflexão atual sobre a preservação dos mares”, complementa Wagner.

A embarcação construída por ele tem capacidade para 12 pessoas, mas a tripulação desta jornada será bem maior. Cerca de cem remadores irão participar da viagem, em sistema de revezamento, com trocas de guarnição nas paradas para pernoite e eventos ao longo da costa.

Para se tornar parceiro desta ação especial do Projeto Vou de Canoa e participar dos eventos de educação ambiental promovidos nas praias, é preciso enviar um e-mail para projetovoudecanoa@gmail.com.

A viagem, programada para começou no dia 02 de fevereiro de 2023, teve início na cidade de Macaé e tem previsão de durar trinta dias, finalizando em Paraty após percorrer 15 municípios do litoral carioca.

“Incrível a ideia da expedição, é muito legal receber todas as informações que são passadas. É fundamental esse tipo de ação, principalmente para as crianças e jovens”, diz Marina Makhohl, representante do Projeto Circolo, que levou 13 crianças para a atividade de educação ambiental que aconteceu na sexta-feira, 3 de fevereiro, na Praia de Manguinhos, em Búzios.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada há 13 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Atualmente, a Fundação apoia 12 projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Sobre o Projeto Vou de Canoa

O Projeto Vou de Canoa é um programa educativo que atua por meio de três pilares: educação, esporte e cultura, utilizando a canoa como ferramenta para a transformação socioambiental. É voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e temo como objetivo levar não somente as crianças para o mar, mas também o mar para dentro do coração destas crianças.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa