Quinta-feira, Dezembro 26, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleSUP Technical Racing traz intensidade para o segundo dia

SUP Technical Racing traz intensidade para o segundo dia

4 Qualificatórias masculinas de SUP Racing confirmadas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Campo das mulheres empilhado uniformemente com veteranos e rostos novos.

O segundo dia do Campeonato Mundial de StandUp Paddle e Paddleboard ISA 2022 foi definido por intensas batalhas, com medalhas individuais e qualificação para os Jogos Pan-Americanos de 2023 em jogo na disciplina SUP Technical Racing.

Um aumento no swell acrescentou o elemento de surf que os atletas esperavam, com ótimas condições criando um emocionante Round 1 e Semifinais nas divisões masculina e feminina.

Connor Baxter (EUA), David Leão (BRA), Itzel Delgado (PER) se classificaram para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 ao chegarem à final da segunda semifinal masculina. Santino Basaldela (ARG) teve que esperar pela conclusão da segunda bateria da Semifinal para saber que sua 7ª posição na Semifinal 1 foi suficiente para garantir uma vaga de qualificação. O 7º lugar de Basaldela na semifinal o classificou em 13º na classificação geral, tornando-o o 4º melhor classificado das Américas.

David Leão garante lugar na grande final

Leão ficou extremamente feliz por chegar à final masculina, mas também empolgado por se classificar para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 com seus companheiros de equipe levando a praia após sua finalização na semifinal.

“Estou muito feliz pelo meu resultado hoje. Esse é o meu grande objetivo este ano, me classificar para os Jogos Pan-Americanos de 2023”, disse Leão. “Estou procurando muito para o próximo ano representar o Brasil.”

O tempo mais rápido do dia (26 minutos e 51 segundos) foi para um candidato improvável, Michael Booth (AUS). Competindo pela primeira vez na Corrida Técnica de SUP, o duas vezes medalhista de ouro da Corrida de Distância de SUP venceu as duas baterias hoje, apesar de ter ficado muito atrás em ambas.

“Quanto mais a corrida durar, melhor eu vou me sentir, então eu me certifico de não trabalhar muito tentando acompanhar esses caras rápidos desde o início”, disse Booth. “Espero que amanhã eu possa fazer minha melhor corrida e sair com um bom resultado.”

Na divisão feminina, a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023 será decidida na final de 12 mulheres de amanhã, com sete mulheres das Américas disputando apenas quatro vagas.

Duas vezes medalhista de ouro SUP Technical Race Candice Appleby (EUA) manteve uma liderança significativa em ambas as suas baterias, mas foi a defensora da medalha de ouro Esperanza Barreras (ESP) que fez o tempo mais rápido do dia (29 minutos e 28 segundos). Barreras foi a única mulher a completar a prova em menos de 30 minutos.

As duas se juntarão na final às veteranas Jennifer Kalmbach (CRC) e Lina Augaitis (CAN), Stephanie Bodden (PAN) e April Zilg (EUA), que apresentaram performances impressionantes hoje. A forma de Kalmbach foi especialmente impressionante, considerando que era sua primeira vez competindo em seis anos.

Lena Ribeiro mostrou muita garra e garantiu seu lugar na final

Enquanto isso, nomes como Mariecarmen Rivera (PUR), Laura Dal Pont (ITA), Cecilia Pampinella (ITA) e Duna Gordillo (ESP) também avançaram para a final e tentarão conquistar uma medalha de ouro para a próxima geração.

Colocando um segundo atrás do companheiro de equipe Barreras na Semifinal 2, o medalhista de prata da Corrida Técnica Junior SUP de 2019, Gordillo, representará um forte desafio. A jovem de 19 anos está competindo em seu primeiro evento aberto e está animada com o futuro do esporte.

“Minha esperança é que as corridas de tecnologia sejam incluídas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028”, disse Gordillo. “É meu objetivo pessoal poder ir às Olimpíadas.”

O Presidente do Comitê Organizador Local e ilustre membro do Comitê Olímpico Internacional, Richard Carrion , esteve presente durante o dia de corrida e ficou entusiasmado com as performances e a natureza dinâmica da disciplina em vista da candidatura da ISA para inclusão olímpica para SUP Technical Racing.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre , disse:

“O incrível curso de SUP Technical Race em Porto Rico mostra exatamente o tipo de habilidade e atletismo que tornam esta disciplina uma candidata tão maravilhosa para os Jogos Olímpicos de LA 2028.

“O elemento que o surf desempenha no percurso, assim como a habilidade técnica envolvida nas curvas e corridas, estava em plena exibição hoje e será ainda mais agitado nas finais de amanhã.

“Quero ser o primeiro a parabenizar esses quatro excelentes pilotos de SUP dos americanos por conseguirem seus ingressos para Santiago para os Jogos Pan-Americanos.”

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa