Sempre pensando na sua segurança e na melhor forma de você aproveitar o oceano, seguimos com nossa previsão para a semana e final em todo litoral sul, sudeste e nordeste do Brasil. Esta semana o ciclone Yakekan sacudiu o sul e sudeste do país. Ondas acima dos 4 metros e vento de mais de 100 kmph deixaram um cenário de destruição em muitos locais. Confira a previsão para as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste do Brasil. Abaixo resumimos para vocês tudo o que vão rolar nos próximos dias, confira!!
LITORAL RIO GRANDE DO SUL
No RS a ondulação começa a perder força, mas ainda em alguns picos devem quebrar ondas acima de 1.5 metros, o vento oeste deve virar para sul durante o dia com velocidade de 10 a 15 knots, perdendo força no período da tarde.
No fim de semana o mar começa a perder força bem devagar, deixando boas condições para a galera poder curtir as ondas. A ondulação segue de sul/sudeste ajuda na angulação para o estado. As condições estarão entre 1,0 metro e algumas séries maiores no sábado (21/05), com o vento bem fraco de nordeste. No domingo (23/05) o vento nordeste continua bem fraco o que deve ajudar bastante na formação e as ondas estarão quebrando com 1 metro na série.
Montenegro -RS
Este final de semana a cidade de Montenegro recebe a primeira etapa do circuito RGSUP, o SUP On Montenegro e a previsão é um sábado de sol e com pouco vento. O rio deve baixar o seu volume entre hoje e sábado o que vai melhorar bastante a condição para os remadores.
LITORAL DE SANTA CATARINA
Em SC, a ondulação nesta sexta-feira a ondulação continua forte de sul/sudeste com ondas acimas de 2,0 metros em alguns picos. O vento sopre de oeste fraco com velocidade entre 5 a 8 kntos.
No fim de semana o vento continua fraco com direção oeste , a previsão indica que será na maioria do tempo terral. O tamanho e o período da ondulação vão descendo lentamente ao longo dos dias, saindo de 1,8m e 11 segundos no início do sábado (21/05) para 1,3m e 10 segundos no fim do domingo (22/05).
Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.
Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.
LITORAL DE SÃO PAULO
Chegando à região Sudeste, em SP, a ondulação de sul/sudeste continua com força ao ao longo desta sexta. A Maioria dos picos quebram com ondas acima de 1,0 metro, em algumas regiões podem ocorrer séries maiores, chegando a 1,5 metros. A previsão não indica que a direção do vento será boa, mas a boa notícia é que eles serão fracos nos dois dias.
No fim de semana o mar começa a perder força lentamente e a ondulação continua de sudeste. No sábado acaba as ondas ficam em torno de 1,0m e 12 à 13 segundos de período. No domingo, as ondas diminuirão ainda mais para 1,2m. Os ventos estarão de oeste com intensidade mais fraca.
Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.
LITORAL DO RIO DE JANEIRO
No RJ, ondulação a ondulação continua com força nesta sexta-feira, e as ondas devem quebrar com 1,5 metros a 2,0 metros em alguns picos. Ventos de oeste vão predominar ao longo do dia com fraca intensidade.
No fim de semana o mar começa a perder força lentamente, ficando entre 1,6m e 2m no sábado (21/05) e descendo mais um pouco para 1,5m no domingo (22/05), todos os dias com a ondulação vindo de Sul. Os ventos ainda serão predominantes de Norte, com fraca intensidade. Devem rolar altos tubos com o terral ao longo da costa do estado!
Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.
Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.
LITORAL DO ESPÍRITO SANTO
Já no ES, a ondulação continua de sul com forte intensidade, com ondas passando de 1,5 metros em alguns picos. O vento é sudoeste com forte intensidade. No sábado (21/05), as ondas continuam de sul com 13 segundos de período com a altura acima de 1,5m, com ventos sudoeste com intensidade de moderado a fraco.
No domingo (23/05), a ondulação de sul ainda mantém um bom tamanho, com ondas acima de 1,0 metros. O vento é sudoeste com intensidade de moderada a fraca, virando sudeste no decorrer do dia.
Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.
Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.
BAHIA
Na Bahia, depois de vários dias de ondas grandes, a ondulação continua de sul/sudeste quebrando com ondas de até 1,5 metros em alguns picos. O vento é de sul/sudeste com intensidade forte. No sábado 21/05, a ondulação continua de sul, porém as ondas diminuem de tamanho e quebram com até 1,0 metro em alguns picos. O vento continua soprando com velocidade forte de sul/sudeste.
No domingo (22/05), a ondulação de sul perde força e as ondas quebram com 0,5 a 1,0 metro em alguns picos. O vento continua de sul/sudeste com intensidade forte.
Prepare o equipamento, pois existe uma boa condição para o downwind na Baía de Todos os Santos.
SERGIPE
Já no SE, a ondulação de Sul chega mesmo no sábado (21/05) e também não terá o mesmo tamanho que no sudeste. A previsão indica que ao longo do sábado o swell de Sul se torna predominante no litoral e o mar sobe para 1,3m com 12 segundos. No domingo (22/05) o mar desce um pouco para 1,1m com 11 segundos.
A direção do vento é de sudeste durante todo o final de semana com intensidade forte, acima dos 20 knots no sábado e domingo.
ALAGOAS
Chegando em AL, a ondulação é de sul/sudeste proporcionando ondas de 1,0 metro no sábado dia (22/05), com vento sul/sudeste com intensidade de fraca a moderada. No domingo (22/05), a ondulação continua de sul com ondas de 1,0 metro e vento sul/sudeste com fraca intensidade no período da manhã, podendo aumentar durante o dia.
PERNAMBUCO
Em PE, a ondulação de sul chega com ondas de 1,0 metros e séries maiores no sábado com vento forte de sul/sudeste. No domingo a ondulação continua de sul, mas perde pressão, com ventos fortes de sul/sudeste.
CEARÁ
No Ceará o final de semana promete boas ondas com uma ondulação de norte/nordeste que deve encostar na costa e deve trazer boas condições em vários picos da região.
No sábado a ondulação de norte com ondas de 1,0 metros em alguns picos com vento fraco de leste sudeste no período da manhã, aumentando a intensidade durante o dia.
No domingo a ondulação de norte aumenta de intensidade e as ondas devem com 1,0 e séries maiores em alguns picos. O vento é de leste/sudeste fraco no período da manhã , aumentando de intensidade durante o decorrer do dia.
Fiquem ligados que qualquer alteração, faremos uma nova análise.