Sexta-feira, Novembro 15, 2024

Apoio

InícioPaddleboardSuper Especial

Super Especial

Quando falamos em esporte adaptado tudo é lindo maravilhoso, inclusivo e atraente, mas não devemos esquecer que todo esporte tem seu risco de lesão ou acidente e quando se tratamos de esportes aquáticos a atenção é redobrada ainda mais quando é inserido uma P.c.D Pessoa com Deficiência na modalidade seja ela SUP, Paddleboard, Surf ou Canoa Polinésia, atestar que o equipamento e a pessoa que irá atender, inserir, acompanhar este atleta que esteja sempre atento a tudo e em conjunto ao equipamento esportivo que será usado pelo praticante.

Devemos prestar muita atenção nas adaptações corretas nos equipamentos citado acima, visualização na embarcação se caso vire e como subir o atleta está preparado, treinado eis a questão. Por isso é muito fundamental ter um equipamento adaptado corretamente, realizar treinos constantes no equipamento ou embarcação de uma forma que o praticante sinta se seguro ao adentrar, ao subir, ter a resistência para enfrentar as intempéries da natureza ao lado do equipamento e dependendo da lesão da Pessoa e se o equipamento do praticante não estiver corretamente adaptado o mesmo enfrentará resistência e desconforto ao embarcar após uma virada de borda ou um escorregão.

Comento muito em meus cursos e palestras a importância da modalidade assistida, acompanhada por alguma pessoa, educador ou staffs em eventos pois todo cuidado é pouco é uma vida em jogo e com o mar, rio, represa, lago ou lagoa não se brinca. Segurança para a prática de esportes aquáticos sempre foi e será primordial não importa a modalidade seja ela competitiva ou lazer tem que redobrar a atenção e quando se trata de P.c.D devemos triplicar a atenção.

Temos 2 pontos:

1-Equipamentos corretos que é de responsabilidade do atleta.

2- Pessoal capacitado para atuar no apoio e salvatagem, que é de responsabilidade da organização do evento.

Ainda quanto aos equipamentos cabe a organização o check-in das condições dos equipamentos se o mesmo corresponde a modalidade e ou a classe ou categoria inscrito e se todos os dispositivos de segurança obrigatórios estão sendo usados.

Quanto as adaptações corretas ou não sabe a casa atleta…então um dos assuntos e voltados para atletas e outro para os organizadores de eventos….e pra você que não tem deficiência cuide-se seja prudente sinta -se seguro em suas remadas nunca reme sozinho a não ser que esteja preparado fisicamente, psicologicamente e com toda segurança necessária e correta para navegar. 

Saúde e a vida é o bem mais precioso e importante não devemos bobear, fica a fica.

Por: Robson Surfista Adaptado

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa