Domingo, Dezembro 22, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaEspecial Va'a - Cerimônia de Batismo

Especial Va’a – Cerimônia de Batismo

Com o crescimento da canoagem havaiana vem crescendo a solicitação de Batismo a cada mês que passa, sendo uma celebração para clubes e proprietários de oc6 e oc1 nomear e criar uma alma para a canoa, apresentar a nova embarcação aos sócios e a comunidade assim como celebrar um novo ciclo de novas remadas em praias por todo Brasil, além de Lagos e Rios.

Frank Faro

A cerimônia consiste na mistura da água salgada com a água doce, onde no passado era regada a árvore de koa, madeira havaiana onde eram esculpidas as canoas, um Kahuna para ser o sacerdote do cerimonial, geralmente escolhido por sua idade e experiência , ou por ser o chefe de uma tribo, com muita boa energia a ser imanada, passando informações aos convidados e padrinhos/madrinhas , sendo molhadas folhas de Dracena.

Ritual de batismo

É passada na Ama, iakos, wae, Palikai , bancos e também nos convidados com troca devolveres, palavras de boa energia como o Aloha, Imua, Mahalo , Deve se contar uma história ou lenda Polinésia, falar sobre superstições, respeito para com a canoa que fará parte da família a partir desse momento.

Solicitar que a canoa seja bem cuidada, limpa e respeitada. Pois é com ela que teremos a alegria nos treinos, o alimento sagrado na pesca e o bom convívio com outras pessoas que devem sempre ajudar aos novos remadores, pois um dia ele também foi um remador novato.

Após cerimônia que geralmente é feita num círculo em volta da canoa, com muitas flores, frutas e palhas de coqueiro e de bananeira, trazendo o tropicalismo para o ambiente, além de tochas de fogo casa seja realizado ao pôr do sol , remos , búzios e é claro a lei (colar de flores) para decorar e perfumar o pescoço de todos. Após cerimônia canoa deverá ser carregada acima da cabeça por todos até o mar e de lá sair para uma primeira volta fazendo uma bela remada e direito de tirar várias fotografias para serem relembradas para sempre.

Acredito que a canoagem veio’ para fazer o cidadão desfrutar mais do mar, criar uma melhor condição física e mental, ajudar na preservação da praia e dos mares e fazer com que a comunidade do mar cresça com boa energia já que o mar é enorme e cabe todo mundo, bastando respeita-lo, aprecia-lo e preserva-lo já que a canoagem leva na sua essência o mana , o espírito do ressurgimento do homem que nasceu das lavas vulcânicas, o espírito Aloha que tem como base o amor ao próximo e a natureza.

Malama Honua!! Salvem os oceanos!!

Alohaxé From Kahuna Palani

Por: Frank Faro

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa