As pranchas de Stand Up Paddle por muitas vezes são encontradas em lojas a pronta entrega, proporcionando uma agilidade na prática do esporte, com tudo, elas inibem a evolução do praticante.
As pranchas produzidas sob encomenda são altamente personalizadas e de suma importância a interação do Shaper e o atleta.
O Shaper busca absorver todas as informações necessárias para que possa desenvolver o design perfeito. Leva em consideração as principais medidas do atleta, como peso, altura, nível de remada, preparo físico e condições do local de pratica do esporte.
A partir dessas informações, inicia a busca pelo modelo ideal, sendo desenhada com as medidas específicas oferecendo maior robustez nos detalhes. No qual, é observado os três pontos mais importantes, sendo eles:
– Curva de Rocker (curva de fundo)
No fundo é trabalhado a curva de Rocker que nela é determinado o quanto a prancha deverá ter contato com a água, fazendo com que quanto maior o contato com a água mais lenta será a prancha.
– Outline
É a linha de largura da prancha, que quanto mais estreita maior será o desenvolvimento da remada.
– Flutuabilidade
Um ponto importante de se analisar as medidas físicas do praticante, para definir o centro da gravidade da prancha para obter o melhor rendimento da prancha.
Lembrando que estes pontos devem sempre serem analisados em conjunto, pois cada ponto isolado não permite a produção da prancha ideal.
Dica do Atleta:
Além de ser uma ótima opção em relação a custo benefício, as pranchas nacionais estão em franca evolução e absorvendo cada vez mais tecnologias modernas, com isso o produto vem cada vez mais agregando qualidade, tanto no shaper quanto no acabamento.