Depois de duas semanas navegando pelo Havaí, as tripulações do Hokulea e do Hikianalia retornaram a Oahu na noite de quinta-feira.
As canoas atracaram no Centro de Treinamento de Educação Marinha em Sand Island, depois que o mau tempo e as condições perigosas interromperam sua missão de treinamento.
Durante a missão, as duas canoas viajaram para Maui e a Ilha do Havaí.
As tripulações planejaram originalmente navegar para uma área no Pacífico conhecida como “The Doldrums” – cerca de 5 graus ao norte do equador.
Porém, os ventos fortes os mantiveram ancorados ao largo de Lahaina por nove dias, e as tripulações decidiram que deveriam aguardar.
Embora tenha havido uma mudança de planos, marinheiros experientes disseram que os membros mais novos da tripulação tiveram a chance de praticar a flexibilidade enquanto navegavam.
“Porque havia tantas coisas que eles tiveram que mudar, o tempo e não poder ir para a convergência, então eles realmente eram um grupo aprendendo a navegar nas mudanças”, disse o Navegador Nainoa Thompson.
“Foi uma oportunidade incrível”, disse Chris Blake, um capitão que participou da viagem. “É um privilégio poder fazer parte da viagem, mas também fazer parte desta tripulação incrível.”
Durante a viagem, os tripulantes também tiveram a chance de entregar as cinzas do mestre navegador Kalepa Baybayan para sua mãe em Lahaina.
“É uma viagem para o tio Kalepa, que conhecia todos os caminhos de que precisávamos e para continuar viajando tanto em terra quanto no mar”, disse Kai Hoshijo, um membro da tripulação.
Embora esta viagem tenha sido curta, a Polynesian Voyaging Society disse que uma viagem maior ainda está em andamento.
A meta é ter quase 200 pessoas treinadas até o final do verão para a Moananuiakea Voyage do ano que vem, na qual Hokulea e Hikianalia vão circunavegar o Pacífico por três anos e meio.
Para saber sobre o projeto acesse: http://www.hokulea.com/moananuiakea/