Domingo, Dezembro 22, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaConecte-se com a natureza e mude sua vida!

Conecte-se com a natureza e mude sua vida!

O esporte pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com a depressão, porque a prática de atividades físicas pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e a ansiedade. Algumas dicas para usar o esporte como ferramenta para vencer a depressão incluem:

  1. Escolha uma atividade que você goste: Encontre uma atividade esportiva que você desfrute e pratique com regularidade. Pode ser desde um esporte individual, como remar numa canoa oc1, natação ou ioga, a um esporte em equipe, como fazer parte de uma equipe do seu clube. O importante é que você se sinta animado em praticá-la.
  2. Estabeleça metas realistas: Defina metas realistas e alcançáveis para sua prática esportiva, como fazer exercícios três vezes por semana ou remar uma certa distância em um tempo definido. Essas metas podem fornecer uma sensação de realização e ajudar a aumentar sua autoestima.
  3. Encontre um grupo de apoio: Participar de um grupo de esportes em equipe, como um clube de canoa havaiana, pode ajudá-lo a se conectar com outras pessoas e formar relacionamentos positivos, o que pode ser útil para superar a depressão e a ansiedade.
  4. Mantenha-se motivado: Encontre maneiras de se manter motivado em sua prática esportiva, como ouvir música durante o exercício, inscrever-se para uma competição ou gravar seu desempenho para monitorar seu progresso.
  5. Busque ajuda profissional: Se a sua depressão é grave, procure ajuda de um profissional de saúde mental que possa ajudá-lo a incorporar o esporte em um plano de tratamento abrangente.
Remar em uma canoa coletiva pode ser uma ferramenta muito importante para vencer a depressão

Em resumo, usar o esporte como ferramenta para lidar com a depressão pode ajudar a melhorar sua saúde mental, aumentar sua autoestima e proporcionar um senso de realização e bem-estar.

Esportes como a canoa havaiana, Stand up paddle, caiaque , surfski entre muito outros que são praticados na natureza, além de muito desafiadores, fazem muito bem para sua autoestima.

A canoa Oc1 além de ser um ótimo exercício, lhe proporciona uma conexão única com a natureza

Pesquisa

Um grande estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e de Yale, observou que a prática de atividades reduz o número de dias ruins que uma pessoa pode ter ao longo da vida.

Confira os 7 tipos de esportes que podem ser aliados contra a depressão, de acordo com a pesquisa:

1- Esportes coletivos, como basquete, vôlei, futebol e beisebol;
2- Ciclismo;
3- Exercícios aeróbicos ou de ginástica;
4- Ioga, golfe e outras atividades de menor impacto;
5- Caminhadas;
6- Corridas;
7- Esportes aquáticos.

o Stand up paddle é um dos esportes mais completos na água


Estudo com 1,2 milhão de pessoas

Para entender a relação entre a prática de exercícios físicos e a saúde mental, a equipe de pesquisadores analisou dados de 1,2 milhão de norte-americanos em estudo publicado na revista científica The Lancet Psychiatry. Mais especificamente, foram analisados os dados do Behavioral Risk Factor Surveillance System de 2011, 2013 e 2015, que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) coletou por telefone com pessoas de 18 anos ou mais, distribuídas por todos os 50 estados dos EUA.

Durante o questionário, os voluntários precisaram responder algumas questões, como a frequência e a intensidade da prática de exercícios físicos. Também detalharam quais atividades realizavam. Na área da saúde mental, responderam sobre o status daquele momento — relatando casos de estresse, depressão e problemas emocionais — e como a mente estava nos últimos 30 dias.

Esporte cura depressão?

Por mais que sejam aliadas, as descobertas do estudo não apontam para o fato de que atividade física cure a depressão ou substitua qualquer remédio, mas demonstrou que este é um caminho válido para a pessoa aumentar a resiliência contra a depressão e, principalmente, aliviar a sobrecarga mental.

Para acessar o artigo completo sobre os efeitos positivos dos exercícios físicos, publicado na revista científica The Lancet Psychiatry, clique aqui.


Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa