Terça-feira, Maio 14, 2024
InícioStand Up PaddleBahia, o celeiro de novos talentos ainda está vivo!

Bahia, o celeiro de novos talentos ainda está vivo!

Que a Bahia sempre foi um celeiro de grandes talentos do SUP nacional isso todo mundo sabe. Nos anos que antecederam a pandemia no circuito nacional os atletas do estado da Bahia figuravam entre os melhores do Brasil. Nomes como Robson Feijão , David Leão,Jadson dos Santos, João Araujo, Kuko Santos, Emerson Juba entre outros, sempre estavam na cabeça na maioria das competições nacionais.

Emerson Juba um dos talentos da nova geração do SUP Baiano

Este sucesso e muito destes atletas surgiram do melhor e mais organizado circuito estadual que já existiu no Brasil que é o circuito da ABASUP ( Associação Baiana de Stand Up Paddle) que tem a frente em sua presidência o seu dirigente Zé Augusto.

Por muitos anos tiver oportunidade de correr este circuito e pude observar de perto toda a evolução do esporte e atletas no estado, e por diversas vezes presenciei este circuito sendo um de únicos estaduais do Brasil.

Kuko e Jadson atletas de ponta da elite do SUP Nacional

Hoje com este cenário de pandemia muitos estados tentam retomar as rédeas para tentar realizar eventos, mas muito deles só esposam algum tipo de reação é devido à falta de uma entidade que realize um trabalho sério os eventos na maioria das vezes nem saem do papel.

Tirando algumas federações como, a Carioca , Catarinense, Manaus e a do Ceará, hoje o Brasil é um país que não pode retomar seus eventos de forma federativa, pois a maioria dos estados não possuem federações e tampouco associação.

Se vamos começar a tratar o SUP de forma profissional é preciso que os fomentadores de cada estado façam sua parte e organizem suas associações para que o esporte possa crescer de maneira orgânica e sustentável, pois sem está organização é praticamente impossível o esporte crescer e sobreviver. Muito importante também, que tenham etapas e fomentem as competições, cada um fazendo sua parte.

Se queremos nosso esporte cada vez maior e sustentável precisamos nos apoiar e ter um norte onde todos possam entender, que o esporte só vai voltar a ter o status de alguns anos atrás se os estados se organizarem.

Por isso amigos vamos apoiar todos aqueles que estão arregaçando as mangas para somar para nosso esporte, ao invés de criticar tente participar com ideias construtivas e apoio, pois o SUP é isso, somos uma grande família.

Parabenizo aqui a ABASUP que este ano mesmo com todas as dificuldades já vão para segunda etapa do circuito estadual.


Neste final de semana rola a segunda a etapa do Baiano de Sup Race , e as inscrições ainda estão abertas, garanta já sua vaga, clique aqui!

Vida longa ao SUP, vida longa a todos que amam e fazem deste esporte um estilo de vida!

Mahalo!!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa