Terremoto no Atlântico – O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico ao Nordeste do Arquipélago de Fernando de Noronha
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira. Um terremoto de magnitude 6,9 foi registrado na última noite de sexta-feira. Próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo. O evento foi registrado às 21h43 pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O epicentro foi localizado a cerca de 282km a Leste de São Pedro e São Paulo (dentro do limite da Zona Econômica Exclusiva). A 816km a Nordeste de Fernando de Noronha. A 1.193km a Nordeste de Natal. A 1.338km a Norte-Nordeste de Recife. E a 1.405km a Leste-Nordeste de Fortaleza.
“Dada a magnitude e a proximidade de São Pedro e São Paulo. O evento possivelmente tenha se sentido pelos pesquisadores da região”, destacou a RSBR. Há alerta para a possibilidade de réplicas nas próximas horas ou dias. Enfatiza-se que não há riscos de tsunami.
“A magnitude do evento, é de se esperar que novas réplicas venham a ocorrer nas próximas horas, ou mesmo dias”. Comunicou a RSBR, que tranquilizou a população quanto a tsunamis. Que costumam acontecer em terremotos acima de 7,5 de magnitude. O tipo de movimento sismográfico da região não estimula esse tipo de fenômeno.
O movimento da falha sísmica é tipo transcorrente. Há apenas um movimento horizontal e não o vertical que pode gerar tsunamis.