Quarta-feira, Maio 15, 2024
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5 pontos de Surfski com Greg Barton

Surfskis são relativamente simples. Não há um monte de peças móveis, componentes ou equipamentos gerais com que se preocupar. Isso não impede os entusiastas do esporte de participarem do passatempo favorito dos atletas voltados para o desempenho em todos os lugares: análise implacável de seus equipamentos de todos os ângulos!

Embora simples, os surfskis têm muitas diferenças sutis entre marcas, modelos, construções e componentes que podem fazer uma diferença perceptível entre cada barco e de um remador para o outro.

Sempre discutindo as melhores combinações de velocidade e estabilidade, a comunidade surfski em algum momento deixa de lado o conforto pessoal e começa a olhar o que realmente afeta as opções de equipamento em seu desempenho individual. Quando você paga o dinheiro extra por um layup Ultra, o que você realmente ganha? E o que você pode estar perdendo? O leme apenas dirige o barco ou afetará sua velocidade e estabilidade?

Quando Greg Barton projeta um Epic surfski, ele olha para todas essas variáveis ​​com uma profundidade única de experiência como um remador de classe mundial, combinada com o diploma e o treinamento de um engenheiro mecânico. Qualquer pessoa que tenha conversado sobre barcos com Greg na praia entende rapidamente o nível de pensamento detalhado que envolve cada aspecto de seus projetos, seja baseado na velocidade, peso ou função.

A seguir, Greg dá sua opinião sobre alguns dos principais pontos que os remadores de surfski consideram ao considerar seu equipamento e como cada um deles afeta o desempenho na água.

A correlação entre o peso do barco e a estabilidade

O peso tem um pequeno efeito na estabilidade de um caiaque. Um barco mais leve reage mais rapidamente, por isso pode parecer um pouco menos estável em comparação com uma versão mais pesada do barco, especialmente ao encontrar uma onda ou rajada de vento. No entanto, se a estabilidade for uma preocupação, é melhor obter um casco mais estável do que um barco mais pesado. A estabilidade obtida movendo um modelo (digamos de um V10 para um V10 Sport) é muito mais benéfica do que qualquer quantidade de peso adicionado. O benefício da velocidade de um barco mais leve supera o benefício da estabilidade de um barco pesado.

Surfski lemes: arrasto, estabilidade, controle.

O leme de um sufski tem um pequeno efeito na estabilidade. O leme tende a amortecer o movimento de um barco e pode torná-lo mais estável em velocidade. Mas um leme também dá um momento decisivo para o barco quando ele é virado. Quanto mais fundo o leme, mais ele chutará ou tombará o barco ao virar. Portanto, um leme grande e profundo é mais e menos estável em comparação com um leme menor. Mais estável ao viajar em linha reta, mas menos estável ao virar. Com a experiência e o tempo na sela com um determinado leme, você pode aprender a antecipar como as curvas irão inclinar o barco e compensar isso.Um leme maior tem mais resistência e reduzirá a velocidade do barco se não for necessário para o controle. Minha recomendação é combinar o tamanho do leme com as condições – leme maior para ondas a favor do vento íngreme (onde o controle e a perfuração são um problema) e um leme menor para condições mais amenas. Em vez de depender de um leme para obter estabilidade, é melhor escolher o barco apropriado para as condições e suas habilidades e, em seguida, escolher um leme dimensionado para essas condições.

Rigidez, flexibilidade e velocidade do barco

Um surfski mais rígido será mais rápido. Ele não flexiona tanto sob velocidade e o perfil do rocker permanecerá consistente quando pesado com o remador. Mas há um ponto de diminuição dos retornos. Por exemplo, há um ganho de desempenho maior movendo-se de um caiaque de plástico para um composto, mas menos ganho movendo-se de um composto médio rígido para um caiaque super rígido composto.

Um barco mais flexível pode amortecer os movimentos (como um barco mais pesado) e, assim, torná-lo mais estável, mas a perda de desempenho supera o ganho de estabilidade.

Coloque o estribo e os pedais onde for importante

Seu estribo deve ser posicionado para proporcionar conforto e promover uma boa técnica. Durante a braçada, você deve empurrar com a perna do mesmo lado da braçada. Seus joelhos devem mover-se alternadamente para cima e para baixo em cada braçada para impulsionar a rotação do quadril.

Se o seu estribo estiver muito longe, a parte de trás dos joelhos pode afundar, reduzindo o potencial impulso das pernas. Os joelhos muito altos tornam mais difícil conseguir uma boa propulsão das pernas. Geralmente, em um surfski, você quer que sua perna fique com medo de tocar a plataforma entre o assento e a área dos pés ao usar o full leg drive.

Você pode mover um ponto para frente ou para trás desta posição para maior conforto, mas ajustes além disso diminuirão o desempenho. Esse espaçamento geralmente oferece a melhor estabilidade. Você precisa estar bem conectado com as pernas sem que os joelhos fiquem muito altos.

O ângulo do pedal dependerá do tamanho do seu pé, das condições de remo e das preferências pessoais. Você deseja obter uma boa propulsão das pernas sem empurrar inadvertidamente os pedais. Mas você deseja ter um bom controle do pedal com os dedos dos pés quando necessário para dirigir. Para a maioria dos remadores, isso varia entre alinhado com o estribo (inclinado cerca de 25 graus para frente quando o leme está reto) e vertical quando o leme está reto. Aqueles com pés grandes e / ou remando em condições mais calmas irão preferir os pedais mais à frente (em linha com o estribo) enquanto aqueles com pés pequenos e / ou condições de surf íngremes irão preferir os pedais mais para trás ou perto da vertical para dar melhor ao controle. Eu pessoalmente tenho pés pequenos e mantenho os pedais quase na vertical,

O ângulo dos pedais pode ser ajustado apertando ou afrouxando o tensor de plástico branco entre a parte frontal dos trilhos nos surfskis Epic. Se ainda mais ajustes forem necessários, você pode ajustar a conexão da linha na barra de extensão do leme.

Menos barco, menos arrasto – The Epic Transom

Devido ao perfil do rocker, a popa ou popa cortada vista no Epic surfskis fica fora da água a maior parte do tempo. Só mergulha na água com remadores mais pesados, em velocidades extremas ou quando as ondas passam. O fluxo na popa extrema de um barco é destacado ou separado, de modo que os poucos centímetros finais do casco não contribuem efetivamente para otimizar o formato. Cortar a última parte da popa resulta em um barco que age como um barco um pouco mais longo (menos arrasto) sem que o barco seja realmente mais longo.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
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