Em novembro 2022 os primeiros swells começaram a bombar em Fernando de Noronha, já mostrando que vinha coisa boa pela frente.
Geralmente os primeiros swells não são tão bons para Cacimba do Padre pois o fundo ainda tem muita areia. Nessa época fica melhor surfar picos como Boldró, Abrás ou até mesmo o Ruros (onda rara). Esse ano tive o prazer de pegar 3 bons swells em Noronha, é muito importante observar o período e a direção dos swells pois fazem toda a diferença e alguns picos quebram melhor que outros em relação as oscilação das marés, e principalmente em relação ao vento em que a melhor direção é no quadrante sudeste ou leste/ sudeste com intensidade abaixo de 12 nós,pois entra terral na cacimba.
Swell com 1,5m e período a cima de 15 segundos já temos condições de ondas de até 6 a 8 pés na Cacimba do Padre.
Vale lembrar que devido a reforma da pista do Aeroporto, os aviões ATRs não estão levandocases maiores que 1,8m sendo assim só possível enviar os SUps e Longboards via cargo ou navio com antecedência. Esta temporada foi muito boa e durante o período do Hang loose Pró foi histórica, um sweell de tamanho 2,3 m com período 18 segundos entrou e trouxe ondas de até 15 pés, vários profissionais e free sufers fizeram a cabeça durante a temporada, vale salientar que os legends como Petrônio, Beto Alemão , Daniel Trosk (tartaruga) , Kalunga, Savio Carneiro, Otávio Lima, Rato, Danilo Grillo, se destacaram e mostraram toda suas habilidades nas ondas Power da Cacimba do Padre, como também algumas mulheres como Luana Pini dentre outras surfaram altas na laje, e os locais, sempre dando um show à parte, Alan Rangel, Buday, Nego Noronha, Brayner, Kuka entre outros.
Na areia no escritório do Freira a vibe é sempre surreal! Quero agradecer a todos os fotógrafos que colaboraram com minha trigésima temporada na ilha, Michelle Roots, Marcelo Freire, Renato Tinoco, por registrarem momentos memoráveis mais uma vez
Por: Ozias Fonteles
Foto Capa: Renato Tinoco