A Federação Internacional de Canoagem e Starboard , causaram um impacto positivo no planeta durante o primeiro ano de uma parceria de longo prazo para reduzir a pegada de carbono dos eventos da ICF.
Quase 8.000 árvores de mangue serão plantadas para compensar o dióxido de carbono liberado por meio de viagens de e para eventos escolhidos da ICF durante 2021. O Campeonato Mundial de Stand Up Paddling da ICF, realizado em Balatonfured, Hungria, será 10 vezes positivo em carbono, com mais de 4.000 árvores a serem plantadas para compensar as cerca de 400 toneladas de CO2 liberadas durante o evento.
Outras 1.500 árvores de mangue serão plantadas para compensar as emissões geradas por eventos selecionados de águas brancas em 2021, e mais de 2.100 árvores serão plantadas para compensar as emissões de CO2 de eventos selecionados de águas planas.
Dados sobre viagens aéreas, rodoviárias, ferroviárias e marítimas foram calculados para os eventos selecionados e inseridos na calculadora de pegada de carbono criada pela Carbon Footprint UK. Para cada tonelada de CO2 emitida pelo Campeonato Mundial de SUP, dez árvores serão plantadas para absorver o CO2 equivalente dez vezes.
A ICF e a Starboard fazem parceria com a Worldview International Foundation para plantar as árvores em Mianmar.
“Graças à liderança futurista da ICF, o esporte aquático pode se tornar uma voz ativa na proteção ambiental”, disse o CEO da Starboard, Svein Rasmussen. “O próximo talvez seja colocar todos os esportes a bordo e virar a maré do desmatamento para ver o reflorestamento como a tendência. Que tal uma Paris 10x Climate Positive 2024, criando uma poderosa plataforma de proteção ambiental?”
O presidente da ICF, Thomas Konietzko, disse que é importante que os esportes de canoagem em todo o mundo façam sua parte na preservação do meio ambiente que significa muito para eles.
“Em todo o mundo, nossa família de canoagem está constantemente em contato com diferentes ecossistemas”, disse o presidente Konietzko. líderes esportivos para liderar pelo exemplo. Ao fazer parceria com os principais ativistas climáticos como a Starboard, estamos em uma posição única para causar impacto. Já estamos trabalhando para tornar nossos grandes eventos neutros em carbono. Este é apenas o primeiro passo. Devemos isso aos nossos atletas e às gerações futuras.”
Em 2022, a ICF e a Starboard expandirão sua parceria para incluir todos os grandes eventos, com o objetivo de tornar toda a temporada internacional neutra em carbono. Métodos mais eficazes serão introduzidos para coletar detalhes de viagem para todos os participantes, incluindo voluntários e equipes no local.
Outras ações também serão implementadas para a redução de resíduos, compostagem e fornecimento de materiais de menor impacto para cada evento.
Baixe o relatório ICF/Starboard de 2021.
Sobre a Federação Internacional de Canoagem
A Federação Internacional de Canoagem é responsável pelo esporte global de canoagem e tem 167 Associações Nacionais afiliadas e 13 disciplinas – Sprint, Slalom, Paracanoe, Wildwater, Marathon, Canoe Polo, Freestyle, Ocean Racing, Dragon Boat, SUP, Rafting, WaveSki e Canoe Navegação. A canoagem tem duas disciplinas olímpicas, com o sprint introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e o slalom nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972; A canoagem também estreou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com a Paracanoagem. Saiba mais sobre a Federação Internacional de Canoagem em canoeicf.com. .