Enfim chegou o verão e com ele as pranchas de stand up paddle, através de seus praticantes deixam suas casas, garagens, guardarias como um formigueiro rumo a água.
Uns para passear, outros para pegar ondas, o importante é o contato com a natureza, todos querem treinar o mais que possam antes que o calor se vá e a maioria dessas pranchas voltem as suas guardarias. Os praticantes mais antigos testam pranchas mais novas e com novas tecnologias, buscando um melhor equipamento, os que estão começando buscam infláveis ou rígidas mais estáveis.
O que estamos vivendo no mundo, é uma experiencia totalmente nova. Estar fechado dentro de casa (isolamento) sem ter acesso ao ar livre, buscando proteção. Aqui no Uruguai, isso se reverteu em um grande número de praticantes uma vez que dentro do mar em cima de suas pranchas estão isolados do mundo real, com toda LIBERDADE por conta do isolamento no mar, pessoas passeiam tranquilas, famílias veem esse esporte uma oportunidade de estar fora de suas residências, longe de seus canais de tv a cabo e seus apps de streaming, para viver a vida real.
Dentro d’água tudo se transforma, sorrisos, olhares, a cada onda e a cada passeio uma novidade, é um golfinho que passa, um peixe saltando a sua frente.
As águas livres de poluição aqui nos dão muito mais opções de diversão em lugares diferentes, não somente o mar, mas aqui o esporte é praticado em lagoas e arroios também.
No mar todos querem fazer as melhores manobras nas suas ondas, uns se esforçam para treinar forte, outros querem somente curtir a sua prancha e deslizar curtindo o vento na cara, de remo na mão e prancha no pé.
Cada um de uma forma curtindo seu momento de Liberdade. Na água as pessoas mesmo de longe fazem suas interações sociais e se “saludam” (cumprimento em espanhol) tocando as pás de seus remos e mantendo o distanciamento social. Estar na água faz dos praticantes de Stand up Paddle pessoas mais felizes, suas feições se transformam, amigos que não se viam pessoalmente se encontram e isso transforma as pessoas.
Seria o Stand up Paddle uma das soluções do distanciamento social?
Sei que este verão está sendo tremendo, e a cada praticante novo, pode-se notar que é mais um incluído neste mundo deste esporte que é antigo, mas que agora muito mais conhecido se torna muito mais popular e de grandes oportunidades de diversão segura.
O Swell quando chega deixa todos ouriçados, chegam na praia antes do sol nascer para pegar a melhor onda da série sozinho, mas o crowd é muito grande depois de uma certa hora, como o Uruguai tem uma área pequena, até pessoas do interior viajam quilômetros para poder ter esse encontro com o mar, afinal todos merecem diversão e o mar é uma opção bem salutar.
A introdução do SUP Foil aqui vem pegando e aumenta a cada dia, poucos ainda praticam, mas o esporte tem um potencial tremendo.
O SUP Yoga é praticado no Arroio Maldonado perto da ponte de La Barra, a professora Mariana (@almademaryoga) uma aficionada nesta área reúne sempre suas alunas para a prática em cima de SUPs, buscando a relação do Yoga junto a natureza.
É neste clima que este esporte incrível se desenvolve neste Balneário durante o Verão.