Os grandes eventos estão chegando, e estamos acompanhando alguns atletas de perto, e podemos ver que a maioria vem se equipando para este novo momento do SUP Nacional. Depois da divulgação do circuito CBSURF com a premiação recorde e inédita de R$40 mil, vários atletas que já estavam fora do cenário nacional, estão voltando com tudo, e com isso o mercado de pranchas voltou a aquecer bastante. Nesta matéria abordamos alguns pontos cruciais na hora de você escolher sua prancha.
Acompanhando meu shape, alguns pedidos e algumas dúvidas pude perceber que muitos clientes não tem uma opinião bem formada no assunto, pois além do tamanho das pranchas a sua largura mudou muito, hoje temos atletas andando com prancha de 21 e ate 19’(Polegadas) de largura isso era impensável há poucos anos atrás, e para alguns atletas esta se tornou uma das grandes duvidas na hora de adquirir o seu equipamento, abaixo vou fazer algumas considerações que podem lhe ajudar na hora de decidir sua compra:
Prancha mais estreita qual sua vantagem e desvantagem?
A prancha sendo mais estreita ela com certeza ganha uma grande projeção na velocidade, então se você não tem muita habilidade esta não é a melhor opção, melhor treinar mais um pouco com pranchas um pouco mais largas e ganhar confiança no equilíbrio, ou conversar com seu shaper e tentar amenizar um pouco a sensação de instabilidade trabalhando o fundo e o edge da prancha.
Qual melhor prancha para começar a me introduzir nas competições?
Hoje no Brasil temos várias opções de pranchas importadas, mas devido nosso alto valor de tributos estas pranchas tem seu preço um pouco mais salgado, com isso a mercado de pranchas nacionais vem ganhando muito espaço no cenário das pranchas 14 pés. Hoje no Brasil, temos alguns fabricantes que não deixa nada a desejar em questão de design e qualidade em relação as pranchas gringas. As medidas 24, 25 (polegadas de largura) são bem confortáveis e não prejudicam tanto a performance, fazendo você ter uma remada com performance sem precisar se preocupar tanto com o equilíbrio. Como disse no parágrafo anterior, no mercado nacional temos boas opções de pranchas sendo feitas com material importado que atendem bem e com preço bem mais atraente que as pranchas gringas, e com uma qualidade bem interessante.
O mais importante quando você for fazer o investimento em uma prancha é saber se avaliar, qual seu objetivo? Qual valor está disposto a investir? E em qual categoria vou me dedicar a competir com esta prancha? Tendo isso bem resolvido é só ir atrás das boas opções e pá na água.
* Nota do editor: Quando colocamos no texto a melhor medida, você deve levar em consideração a sua habilidade em condições de mar balançado e condições adversas, pois isso afeta diretamente a navegação de sua prancha. Aqui ressaltamos também que alguns atletas se adaptam muito rápido há alguns equipamentos e isso depende muito da habilidade e tempo que cada um tem para se dedicar a pratica.