Guia do Downwind – Saiba o que fazer antes do seu primeiro downwind – A prática do downwind com certeza é uma das divertidas de todos os esportes a remo, e no stand up paddle não poderia ser diferente. Mas o início da desta prática exige certas habilidades e conhecimento para tornar esta diversão única e segura. Ale Araújo pioneiro e recordista brasileiro e sul-americano de distância nesta modalidade, dá algumas dicas que você precisa saber antes de se aventurar em primeiro percurso. Segue as dicas abaixo:
TRAJETO
Escolha seu trajeto com cuidado, analise bem a condição do pico onde for fazer sua estreia. Senão for local do pico procure uma pessoa que possa lhe acompanhar no trajeto, é muito importante saber os pontos de saída e dicas de segurança envolvidos nesta remada. Se o trajeto for longo e ficar longe da costa, se for possível feche um barco de apoio.
ESTAR PREPARADO
Esteja com sua preparação em dia. Embora a principal característica do downwind seja se divertir o máximo possível com as ondas, lidar com as ondas e ventos podem ser muito complicado caso você não está acostumado com esta situação.
EQUIPAMENTO CERTO
Tenha uma prancha estável e com boa flutuação para sua remada, uma prancha estreita vai lhe exigir muito mais esforço para o equilíbrio. Em relação ao remo, tenha um com uma altura mais baixa, para você ter mais facilidade no torque da remada e ficar mais próximo ao centro de gravidade da prancha.
SEGURANÇA
Em toda remada temos que ser bem exigentes no quesito segurança, no downwind então, este quesito exige o dobro de atenção. Segue alguns toques:
– Levar bolsa de hidratação (água, carboidrato gel e barras de proteínas para dar energia)
– Usar Colete
– Levar o celular, caso tenha alguma emergência
– Comunicar alguém em terra da hora de sua saída e hora estimada da chegada
– Analisar bem as condições meteorológicas e previsão do mar
– Analise os pontos de saída do trajeto para sua segurança
– Se tiver com uma prancha com sistema de leme, confira os cabos, para não ser pego de surpresa em alto mar
– Confira sua quilha, veja se esta bem apertada e confira o parafuso
– O uso do leash é imprescindível
– Se for um trajeto oceânico, se possível alugue um barco para acompanhar
HIDRATAÇÃO
fique bem hidratado em todo o percurso, a desidratação é um grande inimigo para remadas de longas distância. Calcule bem a quantidade de água que você vai precisar durante trajeto da travessia.
COMECE COM UMA DISTÂNCIA SEGURA
Inicie a prática do Downwind com uma distância segura. Comece suas primeiras travessias mais perto da costa, pois caso precise retornar a costa tudo fica mais fácil. Vá ganhando confiança ao longo do tempo e desfrute desta modalidade que é com certeza a mais divertidas de qualquer embarcação a remo.
Siga nosso Instagram e fique por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes a remo!