A jovem Érica Vicente, que esteve 21 horas à deriva no mar, foi encontrada pelo cargueiro ‘MSC Reef’, a 46 quilómetros da costa, e resgatada por um helicóptero da Força Aérea.
Após passar a noite no mar em cima de uma prancha de stand up paddle, a dezenas de quilómetros da costa algarvia, apenas com um bikini e um remo, Érica Vicente foi encontrada pelo MSC Reef, um cargueiro de bandeira liberiana, e resgatada pela Força Aérea.
A jovem estava consciente, mas em elevado estado de hipotermia. Aos tripulantes do cargueiro que estava em trânsito, à espera de vez para entrar no porto de Tânger, em Marrocos, disse o seu nome e onde morava Setúbal.
Foi encontrada por volta das 17:30 de domingo, a 46 quilómetros do local de onde tinha sido empurrada por um golpe de vento enquanto praticava stand up paddle.
A tripulação do cargueiro contactou as autoridades portuguesas, a quem transmitiu que ‘Kika’, de 17 anos, estava viva. A jovem tinha desaparecido por volta das 20:00 de sábado no mar da praia do Coelho, em Monte Gordo.
A jovem encontrava-se numa prancha de stand up paddle que, empurrada pelo vento, impedia que regressasse ao areal.
Ao final da tarde deste domingo, foi ativado um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa para o local, que resgatou a jovem e a encaminhou para uma unidade hospitalar. Na operação esteve também envolvido um avião C-295M da Esquadra 502.
Segundo uma nota publicada no site da Força Aérea, a missão de resgate teve início pelas 17h30 e contou com três horas de voo. A jovem foi recuperada a 37 quilómetros da costa algarvia e a 56 quilómetros de Faro.
Um vídeo publicado no canal de You Tube da Força Aérea mostra o momento em que Érica Vicente é recolhida do MSC Reef pelo EH-101 Merlin.
Assista ao vídeo:
Fonte:JN