A International Surfing Association (ISA) tem o prazer de anunciar que Porto Rico foi escolhido como anfitrião do 2022 ISA World SUP e Paddleboard Championship , que acontecerá em San Juan em novembro do próximo ano. 2022 marcará o retorno do ISA World Championship de uma ausência devido à pandemia global e será a 9ª edição do evento que coroou os primeiros campeões mundiais de SUP em 2012 no Peru.
As provas de SUP Race e Paddleboard acontecerão no coração das famosas Laguna del Condado e Bahia de San Juan. O SUP Surfing está provisoriamente programado para acontecer em “La 8”, um local bem conhecido com múltiplos picos de ondas com grande potencial para a esquerda e para a direita com exposição na maioria das direções do swell.
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:
“Depois de uma ausência desafiadora de eventos autênticos e de elite para a comunidade SUP devido à crise global de saúde, estamos muito animados para relançar este evento incrível em um verdadeiro destino de surfe como Porto Rico. Com este anúncio, queremos para enviar uma mensagem à comunidade global de SUP sobre o compromisso contínuo da ISA em apoiar e desenvolver este esporte em todo o mundo.
Estamos entusiasmados por estar de volta a Porto Rico, uma ilha rica em história do surf e do SUP. Este é o começo de um parceria emocionante com nossos amigos de Porto Rico e mal podemos esperar para celebrar a beleza e cultura desta ilha. “
O membro do COI e presidente do Comitê Anfitrião Local, Richard Carrion disse:
“Estamos realmente ansiosos para fazer história com este evento. Agradecemos ao presidente da ISA e sua equipe por sua confiança e confiança em Porto Rico e pela oportunidade de trazer SUP de classe mundial de volta à nossa ilha. Estamos ansiosos para boas-vindas aos melhores atletas de SUP do mundo em Porto Rico. Vamos deixar a família do SUP orgulhosa. “
Mais informações sobre o evento serão anunciadas pelo ISA e pelo LOC de Porto Rico no início de 2022.
História ISA
As edições seguintes do evento foram realizadas em quatro continentes no Peru (2013), Nicarágua (2014), México (2015), Fiji (2016), Dinamarca (2017), China (2018) e El Salvador (2019), exemplificando o universal apelo do esporte. O ISA WSUPPC é o primeiro e original Campeonato Mundial para as disciplinas de SUP Racing e Surf, tendo coroado campeões mundiais indiscutíveis no esporte desde o início do evento em 2012.
A participação recorde foi alcançada em 2017, quando 286 atletas de 42 nações desceram aos canais de Copenhagen, Dinamarca, bem como à acidentada costa noroeste do país conhecida como Cold Hawaii. Na última edição em El Salvador, Justine Dupont e Benoit Carpentier levaram a equipe da França à primeira medalha de ouro. El Salvador estourou no cenário do SUP em 2019 recebendo 161 atletas de 27 países com uma competição excepcional nas ondas de classe mundial em El Sunzal.