É um privilégio morar na Amazônia, e praticar o Stand Up Paddle nesse paraíso. Ter o maior rio do mundo, para realizar seus treinos diários, com uma infinidade de locais para explorar, motiva e inspira todos os atletas, tanto amadores, como profissionais a estarem na água.
Minha base de treinamento Chamada Guarderia Tribal SUP, fica localizada no lago do Tarumã, foi fundada em 2011, com o objetivo de divulgar e difundir uma nova modalidade de esportes aquáticos que nunca tinha sido praticada no Amazonas: o Stand Up Paddle.
Meu primeiro contato com o SUP foi em 2009 em Fortaleza com um grande amigo chamado Flavio Ramalho, na época ele era o presidente da ASUPCE – Associação de SUP do Ceará. Remei pela primeira vez na beira mar de Fortaleza, na praia de Iracema. Depois desse primeiro contato voltei para Manaus e comprei uma prancha para iniciar os treinos e logo percebi que o Amazonas era o Hawaii para a prática do SUP Race, condições e água, vento e clima que proporcionam treinos todos os dias do ano , mesmo no inverno amazônico.
Além de atleta, sou presidente da FESUPAM – Federação de Stand Up Paddle do Amazonas, filiada à CBSUP. Atualmente a federação encontra-se regularizada e pronta para a gestão 2021.
Nesse tempo que venho me dedicando ao SUP, fiz a faculdade de Educação Física, sendo assim o Head Coach da equipe Tribal SUP e responsável técnico pela escola Tribal SUP, onde já passaram mais de 10 mil pessoas remando em 9 anos de funcionamento, somos a principal referência do esporte no AMAZONAS.
Nos últimos 6 anos venho desenvolvendo uma metodologia de treinamento que denominei de “ROTINA DO RIBEIRINHO”, baseada em treinos de remo, mobilidade e alimentação saudável, tudo isso ligado ao estilo de vida do povo ribeirinho que vive às margens de nossos rios e lagos do Amazonas.
Entre os meus principais objetivos de vida, posso destacar a Meta olímpica, que surgiu há algum tempo atrás e no decorrer dos anos foi amadurecendo e hoje ela pode se tornar concreta.
O sonho de levar uma amazonense para as olimpíadas representado o Brasil é uma realidade que outras pessoas começam a acreditar e compartilhar do mesmo sentimento, o sentimento de um povo que tem o rio como sua rua, um povo com uma habilidade natural de remar, esse é o povo ribeirinho, habilidade que se for bem trabalhada, como já vem sendo feito, vai formar uma geração de campeões no esporte e na vida.
Eu acabo sendo a principal referência para esses remadores, e isso me deixa mais motivado a treinar todos os dias e evoluir junto com eles.
Quando recebi o convite do Robson Mondelo, proprietário da NAWABOARD, para ser atleta da marca, percebi que estávamos no caminho certo, e essa parceria fortaleceu ainda mais o SUP no Amazonas.
A Nawaboard é uma marca conceito, onde ela busca vender o estilo de vida, Water Spirit, ou seja, aquelas pessoas que vivem na água ou gostam desse estilo de vida, no qual eu me identifico plenamente. São pranchas e acessórios feitos com extrema qualidade e capricho para satisfazer o cliente, que com toda certeza não vai se arrepender.
Já estou treinando no meu modelo Nawaboard 2021, e o que posso afirmar é que ela é a prancha mais rápida da raia. Aproveitando para mandar um Big Aloha, para Luiz Guida o Animal, ele é o meu Coach dos treinos de água, e não poderia estar mais satisfeito com a minha evolução nos últimos anos, uma cara que realmente sabe o que está fazendo e seus resultados falam por sim.
2020 foi um ano bem complicado para todo mundo, e esperamos que em 2021 possamos voltar a competir, rever os amigos de SU e trazer muitos remadores para conhecer e remar no Amazonas.
Mahalo!