Segunda-feira, Julho 15, 2024
InícioStand Up PaddlePioneiro do SUP no Amazonas - Pablo Casado

Pioneiro do SUP no Amazonas – Pablo Casado

É um privilégio morar na Amazônia, e praticar o Stand Up Paddle nesse paraíso. Ter o maior rio do mundo, para realizar seus treinos diários, com uma infinidade de locais para explorar, motiva e inspira todos os atletas, tanto amadores, como profissionais a estarem na água.

Minha base de treinamento Chamada Guarderia Tribal SUP, fica localizada no lago do Tarumã, foi fundada em 2011, com o objetivo de divulgar e difundir uma nova modalidade de esportes aquáticos que nunca tinha sido praticada no Amazonas: o Stand Up Paddle.

Pablo na Guarderia Tribal SUP

Meu primeiro contato com o SUP foi em 2009 em Fortaleza com um grande amigo chamado Flavio Ramalho, na época ele era o presidente da ASUPCE – Associação de SUP do Ceará. Remei pela primeira vez na beira mar de Fortaleza, na praia de Iracema. Depois desse primeiro contato voltei para Manaus e comprei uma prancha para iniciar os treinos e logo percebi que o Amazonas era o Hawaii para a prática do SUP Race, condições e água, vento e clima que proporcionam treinos todos os dias do ano , mesmo no inverno amazônico.

Além de atleta, sou presidente da FESUPAM – Federação de Stand Up Paddle do Amazonas, filiada à CBSUP. Atualmente a federação encontra-se regularizada e pronta para a gestão 2021.

Nesse tempo que venho me dedicando ao SUP, fiz a faculdade de Educação Física, sendo assim o Head Coach da equipe Tribal SUP e responsável técnico pela escola Tribal SUP, onde já passaram mais de 10 mil pessoas remando em 9 anos de funcionamento, somos a principal referência do esporte no AMAZONAS.

Pablo treinando forte para temporada 2021

Nos últimos 6 anos venho desenvolvendo uma metodologia de treinamento que denominei de “ROTINA DO RIBEIRINHO”, baseada em treinos de remo, mobilidade e alimentação saudável, tudo isso ligado ao estilo de vida do povo ribeirinho que vive às margens de nossos rios e lagos do Amazonas.
Entre os meus principais objetivos de vida, posso destacar a Meta olímpica, que surgiu há algum tempo atrás e no decorrer dos anos foi amadurecendo e hoje ela pode se tornar concreta.

O sonho de levar uma amazonense para as olimpíadas representado o Brasil é uma realidade que outras pessoas começam a acreditar e compartilhar do mesmo sentimento, o sentimento de um povo que tem o rio como sua rua, um povo com uma habilidade natural de remar, esse é o povo ribeirinho, habilidade que se for bem trabalhada, como já vem sendo feito, vai formar uma geração de campeões no esporte e na vida.
Eu acabo sendo a principal referência para esses remadores, e isso me deixa mais motivado a treinar todos os dias e evoluir junto com eles.

Pablo segue inspirando a nova geração do SUP na Amazônia

Quando recebi o convite do Robson Mondelo, proprietário da NAWABOARD, para ser atleta da marca, percebi que estávamos no caminho certo, e essa parceria fortaleceu ainda mais o SUP no Amazonas.

A Nawaboard é uma marca conceito, onde ela busca vender o estilo de vida, Water Spirit, ou seja, aquelas pessoas que vivem na água ou gostam desse estilo de vida, no qual eu me identifico plenamente. São pranchas e acessórios feitos com extrema qualidade e capricho para satisfazer o cliente, que com toda certeza não vai se arrepender.

Já estou treinando no meu modelo Nawaboard 2021, e o que posso afirmar é que ela é a prancha mais rápida da raia. Aproveitando para mandar um Big Aloha, para Luiz Guida o Animal, ele é o meu Coach dos treinos de água, e não poderia estar mais satisfeito com a minha evolução nos últimos anos, uma cara que realmente sabe o que está fazendo e seus resultados falam por sim.

2020 foi um ano bem complicado para todo mundo, e esperamos que em 2021 possamos voltar a competir, rever os amigos de SU e trazer muitos remadores para conhecer e remar no Amazonas.

Mahalo!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa